X
Redigir
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG
ACESSAR
PARA ESCOLA PARA ALUNO TEMAS DE REDAÇÃO BLOG ACESSAR

INDICAÇÕES DE TEMAS DE REDAÇÃO – JUNHO/2025 – ENSINO MÉDIO

JUNHO, 2025. 

Ler, escrever e transformar: o poder das palavras na formação crítica e cidadã

Mais do que atividades escolares, ler e escrever são maneiras de compreender o mundo, de se posicionar diante dele e de participar ativamente do contexto social. No Brasil, o direito à informação e à liberdade de expressão está assegurado pela Constituição, o que reforça a importância de garantir a todos a oportunidade de interpretar, criar e argumentar, com liberdade e consciência.

Quem lê vai além do óbvio, enxerga outras possibilidades. Quem escreve ocupa espaço, compartilha ideias, desafia silêncios. Não é exagero dizer que dominar a linguagem — e usá-la com clareza e propósito — é um ato de poder. Em tempos de discursos confusos e disparidades tão gritantes, ler e escrever bem tornam-se instrumento de persuasão. Pode ser libertador.

Ao mergulharmos em textos, acessamos não só o conhecimento formal, mas também vozes que a História muitas vezes tentou calar. Livros, crônicas, poemas e relatos nos conectam com experiências diversas, provocam empatia e ampliam o repertório para muito além dos limites do currículo escolar.

Para o professor, incentivar práticas de leitura e escrita é assumir o compromisso com a formação de cidadãos críticos. Para os alunos, cada nova produção textual é uma oportunidade de desenvolver autonomia intelectual, argumentação sólida e uma comunicação que, a cada dia, se torna mais eficiente — habilidades fundamentais para navegar pelo presente e construir o futuro.

Pensando nisso, reunimos uma seleção de temas instigantes para as próximas redações, incentivando todos a explorarem criatividade, argumentação e senso crítico, tendo em vista o fato de que ler e escrever não são apenas tarefas escolares, como também um diálogo com o universo, um convite ao protagonismo.

 
PARA ENSINO MÉDIO
 
JQI – EDITORIAL – CULTURA E REPARAÇÃO HISTÓRIA – “AINDA ESTOU AQUI”
 
IRZ – PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO – MODELO ENEM – IA E MERCADO DE TRABALHO
 
K4H – PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO – FURTO FAMÉLICO (FURTAR PARA COMER)
 
JMC – PARÁGRAFO CONCLUSIVO – INCLUSÃO DA PESSOA COM AUTISMO
 
DX2 – ARTIGO DE OPINIÃO – AUTOMEDICAÇÃO
 
K3P – TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – MODELO UFU – DOAÇÃO DE SANGUE
 
K3U – ENTREVISTA A CARTOLA
 
JN3 – CONTO SOCIAL – A ANDARILHA
 
KD4 – COMENTÁRIO – MODELO UEM – CONSUMO DE CONTEÚDOS FÚTEIS NAS REDES
 
JV3 – RESENHA CRÍTICA – CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE
 
KCJ – CARTA ARGUMENTATIVA – DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA DOS PRÉ-VESTIBULANDOS
 
F12 – DISSERTAÇÃO – MODELO FAMEMA – INFLUENCIADORES DIGITAIS E SOCIEDADE DO CONSUMO
 
IHD – DISSERTAÇÃO – MODELO VUNESP – POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
 
F16 – DISSERTAÇÃO – MODELO FAMERP – FAKE NEWS E SAÚDE PÚBLICA
 
JPS – DISSERTAÇÃO – MODELO UNIMONTES – GARIMPO ILEGAL
 

Ótimas redações!

Prof.ª Gislaine Buosi

Produção e Curadoria de Conteúdo

POPULARES

Newsletter

Quer saber mais? Assine nossa newsletter, conheça estratégias para
melhoria da gestão escolar, descubra as melhores práticas
pedagógicas e alcance resultados mais satisfatórios com nossos
conteúdos exclusivos sobre Educação!

Dúvidas Frequentes Material didático
Seja Corretor Enem Seja Corretor Fundamental

Institucional

Política de Privacidade Termos de Uso LGPD
Facebook Linkedin Youtube E-Mail

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.