EM - COMENTÁRIO - MODELO UEM - CONSUMO DE CONTEÚDOS FÚTEIS
UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CONTEÚDOS FÚTEIS NAS REDES
COMENTÁRIO – MODELO UEM - ID: KD4
'Brainrot':
conheça distúrbio causado por excesso de conteúdo fútil na internet
Especialista em
comportamento, Gisele Hedler explica como se desintoxicar do lixo mental
Se você passa boa parte do seu tempo
consumindo conteúdos fúteis nas redes sociais, saiba que pode estar enfrentando
uma condição chamada Brainrot. Esse termo, que significa algo parecido com “podridão
cerebral”, surgiu pela primeira vez em 2007. E, o que foi criado para ser uma
brincadeira, acabou se tornando um distúrbio que virou tema de pesquisadores.
De
acordo com Gisele Hedler, especialista em comportamento humano, desde cedo as
crianças estão suscetíveis a sofrerem com o bombardeio das mídias sociais, e
por isso é preciso adotar hábitos saudáveis e equilibrados para se esquivar do
problema.
O Brainrot refere-se à ideia de que
consumir grandes quantidades de conteúdo considerado fútil ou de baixa
qualidade pode prejudicar a capacidade mental, resultando em uma espécie de
"podridão cerebral", comenta Hedler. “Isso pode incluir o consumo
excessivo de redes sociais, programas de TV de baixa qualidade, fofocas, memes
e outros tipos de entretenimento que não oferecem valor educacional ou cultural
significativo”, diz ao GLOBO. Esse tipo de consumo pode levar a uma diminuição
da capacidade de concentração, pensamento crítico e criatividade.
O assunto ainda ganhou mais atenção
em uma sociedade onde crianças, cada vez mais novas, tem acesso ilimitado a
internet.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2024/07/09/brainrot-conheca-disturbio-causado-por-excesso-de-conteudo-futil-na-internet.ghtml/.
Adaptado. Acesso em 6 jun.2025.
Contexto e comando de produção: A seguinte postagem foi
recolhida em 6/6/2025, no endereço: https://sisipaes.blogspot.com/2012/04/qual-o-papel-das-redes-sociaisnos-dias.html.
Após ler a postagem e o texto de
apoio, e refletir sobre o tema “Consumo excessivo de conteúdos fúteis nas
redes sociais”, você, como estudante, decide escrever um COMENTÁRIO em relação a essa postagem para ser publicado no Instagram. Considerando seus
conhecimentos sobre o assunto e as ideias do texto de apoio, opine e argumente
sobre o tema.
Seu comentário deve estar na primeira
pessoa e apresentar: a) breve contextualização da postagem, b) opinião sobre o
tema, c) apresentação de seus argumentos, d) conclusão que apresente uma forma
de combate ao problema. Seu texto deverá ter no mínimo 15 e no máximo 22
linhas.
Não assine, nem deixe linha em branco
entre linhas escritas.