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EFAF - TEXTO PUBLICITÁRIO - CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO - DESMARCAR CONSULTAS

TEXTO PUBLICITÁRIO - EF ANOS FINAIS

PACIENTES FALTAM, SEM DESMARCAR O ATENDIMENTO MÉDICO

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO - TEXTO PUBLICITÁRIO

ID: ICF



Você já sabe, mas não custa lembrar...

TEXTO PUBLICITÁRIO, como o próprio nome adianta, tem o objetivo de dar publicidade/tornar público/anunciar alguma coisa, isto é, fazer com que uma informação, um produto, um serviço, uma advertência, uma campanha etc. tornem-se conhecidos. Ele circula em diversos suportes de comunicação: TV, rádio, internet, jornal, outdoor, revista, mural etc.


O redator de um texto publicitário pode utilizar a linguagem verbal e/ou não verbal. O vocabulário tem de ser simples, conciso (curto), pois o texto pretende atingir leitores de classes, faixas etárias e formações diversas, de forma, o quanto possível, rápida. Campanha, propaganda, folheto, banner, cartaz, anúncio, classificados são exemplos de textos publicitários.


Para seduzir, convencer, incentivar, explicar, advertir, comover, intimidar etc., o texto publicitário, quase sempre, emprega os verbos no Modo Imperativo. Geralmente, há um slogan – uma frase de efeito, rápida, de fácil memorização, que pode resumir características do produto, do serviço ou até mesmo da pessoa anunciados.



https://www.putasacada.com.br/wp-content/uploads/2015/01/itau-prev-dpz02.jpg



IMPORTANTE: Nos textos publicitários, as advertências são construídas com cautela – é preciso, ao mesmo tempo, ser implacável e educado! Por exemplo: BEBA COM MODERAÇÃO; FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE.


O texto publicitário de campanha deverá contemplar, em linhas gerais: emissor, destinatário, apresentação, objetivo, motivo e finalidade, além de alguns detalhes que o contexto exigir.



A matéria jornalística a seguir é a base para seu texto publicitário:



Disponível em: https://https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/02/13/pacientes-que-faltam-e-nao-desmarcam-o-atendimento-prejudicam-quem-depende-do-sus.ghtm. Acesso em 18.fev.2024.



CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado pela Secretaria de Saúde para desenvolver um TEXTO PUBLICITÁRIO para uma campanha de conscientização a respeito do problema abordado na matéria jornalística acima. É preciso orientar, advertir e convencer um grande número de pessoas a adotar comportamentos éticos, a fim de que pacientes que dependam do SUS não sejam prejudicados. Use texto verbal (palavras escritas) e não verbal (imagens), e crie um slogan de campanha.

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