ABRIL, 2026.
Caros colegas,
Este ano chega com força total — e, para quem busca uma vaga em Medicina, entender o país é tão importante quanto dominar conteúdos. No cenário atual, ganham destaque o avanço do projeto de lei que busca enquadrar a misoginia como crime de preconceito e o compromisso com um plano educacional ousado: garantir a alfabetização de 80% das crianças brasileiras até 2030. Mais do que simples medidas institucionais, trata-se de iniciativas que dialogam diretamente com a promoção da equidade, da dignidade humana e do acesso à saúde em sentido amplo.
A Redigir segue firme, acompanhando de perto os temas que atravessam a sociedade e que, cada vez mais, aparecem nas propostas de redação dos principais vestibulares. Em um contexto de transformações intensas, formar repertório não é opcional: é essencial. Desenvolver a capacidade de argumentar com base em dados, exercitar a empatia e compreender diferentes realidades são passos decisivos para quem pretende atuar, no futuro, com responsabilidade social na área da saúde.
Ler e escrever, portanto, deixam de ser apenas habilidades escolares e se tornam instrumentos de intervenção no mundo. Cada texto produzido é também um treino de raciocínio clínico: observar, analisar, interpretar e propor soluções — competências fundamentais tanto na redação quanto na prática médica.
A Redigir deseja a todos um excelente ano de estudos e muita disciplina na caminhada. Que cada aluno confie em seu preparo, organize seu pensamento com clareza e escreva com precisão, sensibilidade e propósito. O caminho até a Medicina começa, também, por aqui. ✨✍️
Mãos à obra!
Gislaine Buosi trata de temas potenciais à redação do Enem e à redação dos grandes vestibulares. Além da discussão, o podcast contempla indicação de repertório sociocultural, leitura de infográficos, propostas de intervenção social e tudo o que diz respeito às estratégias de argumentação.
Assuntos atuais, que impactam a sociedade, a saúde, a educação, a economia e a política são abordados nos podcasts, cuja intenção é preparar os alunos, em especial, para redação do Enem, da Fuvest e da Unicamp.
No final, a Redigir disponibiliza uma dissertação-modelo, nos moldes da redação do Enem, com a análise da estrutura dissertativa.
Acompanhe o nosso canal AQUI!
Confira outros temas potenciais para a redação para a próxima edição do Enem e… muito mais! Rumo à redação nota 1000! ?
Se você quer mandar bem na redação do Enem e de vestibulares como Fuvest e Unicamp, conheça a Plataforma Redigir! Aqui você encontra não só correção de redação, mas também todo o conteúdo destinado à gestão para redação e à gestão da aprendizagem, com conteúdos adaptativos exclusivos, como videoaulas, tópicos de gramática e listas de exercícios. A melhor plataforma de correção online do Brasil, com mais de 1000 temas de redação para diversos gêneros textuais, incluindo um grande catálogo de temas potenciais à redação Enem.
A gente vai se falando!
Prof.ª Gislaine Buosi
Produção e Curadoria de Conteúdo