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MODELO ENEM - PARALIMPÍADAS E INCLUSÃO SOCIAL

ENEM

PARALIMPÍADAS E INCLUSÃO SOCIAL

MODELO ENEM

ID: DVT 
 



Texto I

Os atletas com deficiência física são classificados em cada modalidade esportiva através do sistema de classificação funcional. Este sistema visa classificar os atletas com diferentes deficiências físicas em um mesmo perfil funcional para a competição. Tem como meta garantir que a conquista de uma medalha por um atleta seja fruto de seu treinamento, experiência, motivação e não devido a vantagens obtidas pelo tipo ou nível de sua deficiência.

Lyra, Marcos Júlio. Disponível em: http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/paraolimpiadas. Acesso em 1.fev.2022. 



Texto II


https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/29/cob-eleva-bonus-para-atletas-brasileiros.ghtml. Acesso em 1.fez.2022.

 


Texto III

Apesar do sucesso das Paralimpíadas, a sociedade brasileira ainda não mudou o preconceito em relação aos deficientes e o esporte paralímpico. Essa é a opinião de Alberto Martins da Costa, que esteve à frente da delegação brasileira em três Paralimpíadas - Sydney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008). Porém, ele acredita que o país esteja "próximo" de mudar seus paradigmas - com a a ajuda do esporte. "O que você está vendo nessas competições não é a deficiência física, é a superação de si mesmo na busca da melhor performance. É a obtenção de marcas, dos melhores tempos, de quebra de recordes, da vitória sobre os adversários." Doutor em Educação Física, ele já não chefia os atletas: atualmente, preside a Academia Paralímpica Brasileira, criada em 2010 para agregar os estudos em torno do esporte paralímpico no país.

Puff, Jefferson. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37358274. Acesso em 1.fev.2022.



Texto IV

Começo minha crítica afirmando que nossa sociedade carece de maior protagonismo das pessoas com deficiência nas questões da deficiência. Se, por um lado, acredito que a existência dos Jogos Paralímpicos simboliza, por si só, uma grande conquista do direito das pessoas com deficiência ao esporte, por outro, parece-me muito problemático um evento que foi quase totalmente planejado, organizado, executado e (não) divulgado por pessoas sem deficiência. Desde os produtores até os artistas que se apresentaram naquela noite, poucos eram, de fato, pessoas com deficiência e o que deveria ser uma comemoração das pessoas com deficiência para as pessoas com deficiência e demais, acabou não cumprindo seu papel. (...) Porém, não observamos um avanço proporcional na luta das pessoas com diversidade funcional. (...) Desde 1994, com a Declaração de Salamanca, observamos uma série de políticas inclusivas que buscaram garantir os direitos mais básicos das pessoas com deficiência em diversas esferas sociais, como a luta pela acessibilidade nos transportes e locais públicos, pelo direito ao trabalho e pela escolarização, porém, os desafios ainda parecem ser monumentais. Um desses desafios é a própria participação das pessoas com deficiência na tomada de decisão sobre as políticas que dizem respeito à sua própria condição.

Toffoli, Aline. Disponível em: hrrp://www.esquerdadiario.com.br/O-falso-legado-entre-a-segregacao-e-a-inclusao-de-nossos-dias. Acesso em 1.fev.2022.

 



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: 
“Paralimpíadas – o esporte como ferramenta de superação e inclusão social.” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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