VOLTAR PARA OS TEMAS

[FSJ] MODELO ENEM - ENSINO HÍBRIDO

ENEM

ENSINO HÍBRIDO

MODELO ENEM

ID: FSJ


Texto I


https://1.bp.blogspot.com/-EaSfB0L1_Rg/WqXnVz55UyI/AAAAAAAAENY/B2aG8JeQsZwt4vl3NqrJVNQtjCg8WTGJACEwYBhgL/s1600/ensino%2Bhidrido.png


Texto II

O ensino híbrido é uma das maiores tendências da educação no século 21. Essa nova metodologia tem como objetivo aliar métodos de aprendizado online e presencial. Atualmente, vivemos em uma época na qual as crianças estão começando a utilizar tecnologias e a ter contato com computadores, smartphones, tablets, entre outros, cada vez mais cedo. Por isso, é fundamental que as instituições busquem utilizar essas ferramentas online com o objetivo de potencializar o ensino. Esse é um processo contínuo de aprendizado, em que é preciso trabalhar os métodos online e offline em conjunto. O ensino híbrido é responsável por captar o que existe de bom em cada um dos ambientes, a fim de potencializar e tornar mais atraente a experiência educativa.

https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/ensino-hibrido-o-que-e-e-como-pode-ser-usado-na-escola/


Texto III

Desafios para os professores

O ensino híbrido traz alguns desafios para os docentes. Os papéis se ampliam e modificam bastante, porque todo o processo de ensinar e de aprender é mais flexível e está mais centrado nos estudantes. Os professores concentram sua energia no desenho de atividades significativas, para o desenvolvimento de competências; na curadoria de materiais significativos; na tutoria e acompanhamento individual, dos diferentes grupos e da classe nos espaços presenciais e digitais (...), e na ampliação das formas de avaliação dos estudantes. (...) Outro papel docente que ganha cada vez mais relevância é o de mentor de projetos pessoais, profissionais e de vida dos estudantes.

https://porvir.org/avancos-e-desafios-na-educacao-hibrida/


PROPOSTA DA REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Caminhos para superar os desafios do modelo híbrido de ensino”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.