VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL x BULLYING

ENEM

INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL X BULLYING

MODELO ENEM

ID: EQ9



Texto III

A educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e com a tomada de decisões responsáveis. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying, que compreende o conjunto de ações violentas – imotivadas, cometidas intencionalmente, de modo repetido – contra outra pessoa, e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da vida da pessoa vítima do bullying. Isso é uma preocupação para toda a sociedade – O MEC, inclusive, destacada ações antibullying nas escolas, por meio de cinco competências socioemocionais: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying. Acesso em 19 mai.2025. Adaptado.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A inteligência socioemocional como proteção contra o bullying”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.