MODELO ENEM - INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL x BULLYING
ENEM
INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL X BULLYING
MODELO ENEM
ID: EQ9
Texto III
A educação socioemocional refere-se ao
processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e com a tomada de
decisões responsáveis. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da
educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola.
No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito
importante nos dias atuais é o bullying, que compreende o conjunto de ações
violentas – imotivadas, cometidas intencionalmente, de modo repetido – contra
outra pessoa, e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à
psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de
reverberar ao longo da vida da pessoa vítima do bullying. Isso é uma
preocupação para toda a sociedade – O MEC, inclusive, destacada ações antibullying
nas escolas, por meio de cinco competências socioemocionais: autoconsciência,
autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de
decisão responsável.
Disponível
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying.
Acesso em 19 mai.2025. Adaptado.
PROPOSTA DE
REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma
padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A inteligência socioemocional
como proteção contra o bullying”. Apresente proposta de intervenção social
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.