Está consolidada na pesquisa acadêmica a associação positiva entre
educação e melhores condições de vida. Pessoas mais escolarizadas se dão melhor
no mercado de trabalho, envolvem-se menos com crime, têm saúde mais robusta,
desenvolvem famílias mais estáveis e planejadas e engajam-se mais nos assuntos
públicos. Entender em que medida essas vantagens podem ser atribuídas à
educação isoladamente é um dos grandes desafios dos estudos na área. A
comparação simples de indicadores entre pessoas com e sem ensino médio mistura
o efeito da escolaridade com o de outros traços. Jovens que deixam a escola
estão expostos a vulnerabilidades que influenciam a decisão de parar de estudar
e ao mesmo tempo afetam o horizonte de sua evolução econômica e social. Poucos
estudos realizados para o Brasil isolam o efeito da educação desses outros
fatores.
O GESTA – Engajamento Escolar investigou a questão e chegou a motivações
que levam os jovens a evadirem-se da escolar, entre as quais: falta de acesso a
alunos das áreas rurais e periferias; limitações físicas – dificuldade ou falta
de inclusão das pessoas com deficiências; gravidez e maternidade precoces; uso
e tráfico de drogas; trabalho precoce; pobreza – alimentação, vestuário e
higiene prejudicados; violência física e emocional – casos de bullying; déficit
de aprendizagem; falta de percepção da importância dos estudos.
Informações colhidas do site politize!, com ajustes. Disponível em: https://www.politize.com.br/abandono-escolar-causas/
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A questão da evasão escolar – como diminuir as estatísticas no Brasil do século 21?” Apresente proposta de intervenção social que respeite os valores humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.