VOLTAR PARA OS TEMAS

[FRQ] EM - TEXTO DE OPINIÃO - MODELO UFU - FORMAÇÃO ESCOLAR E PLÁGIO

UFU - ARTIGO|TEXTO DE OPINIÃO

PLÁGIO

TEXTO DE OPINIÃO - MODELO UFU

ID: FRQ


Leia com atenção todas as instruções.

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.


Leia atentamente os textos a seguir. 

Texto I

O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador Apropriase indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

Texto II

Tipos de plágio acadêmico
Dе acordo cоm о manual “Entenda o que é Plágio”, existem três tipos dе plágio:
1. Plágio integral: cópia, palavra pоr palavra, sеm citar а fonte dе onde veio о texto.
2. Plágio parcial: ocorre quando о trabalho acadêmico é υm “mosaico” formado pоr cópias dе parágrafos е frases
dе autores diversos, sеm mencionar suas obras.
3. Plágio conceitual: quando há utilização dа ideia dо autor, escrita dе outra forma, sem citar а fonte original.

http://www.plagio.tccmonografiaseartigos.com.br/o-que-e-plagio


Texto III

O QUE DIZ A LEI: O Código Penal tem uma sessão que trata especialmente dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual:
Art. 184 – Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
O Código Civil também preceitua:
Art. 524 “A lei assegura ao proprietário o direito de usar, gozar e dispor de seus bens, e de reavê-los do poder de quem quer que, injustamente, os possua”.

(...)

DESAFIO DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES NA ERA DO PLÁGIO: Alguns fatores podem ter contribuído para a metodologia da pesquisa ser, na maioria das vezes, tão enfraquecida, entre os quais a falta de interesse na leitura e o fato de a educação básica, por vezes, incentivar a cópia – com isso, a familiaridade com a pesquisa foi reduzida, o que tornou o aluno mais preocupado com os resultados do que com o conhecimento adquirido por meio da pesquisa.

https://www.slideshare.net/Jufalcao0721/plgio-na-era-digital-juliana-nogueira-e-juliana-falco, com modificações



Texto IV

HISTÓRIAS ESCONDIDAS
Como há incertezas, há centenas de acusações, de gente com razão e de outros que tentam a sorte para ver no que dá. Mas poucas dessas histórias vêm a público, para evitar arranhar as imagens de acusador e acusado. Roberto Carlos já foi alvo de diversas alegações [de plágio] e, ao menos uma vez, foi condenado: por ter usado “Loucuras de amor” (1983), de Sebastião Braga, para fazer sua “O careta” (1987). “Viva la vida”, hit eufórico do Coldplay de 2008, foi reivindicado em entrevistas ou no tribunal três vezes: pelo grupo independente Creaky Boards, pelo guitarrista Joe Satriani e por Yusuf Islam (i.e. Cat Stevens). Na disputa com Satriani, o processo foi abandonado porque as partes chegaram a um acordo. Já com os Creaky Boards e Islam, os casos não seguiram adiante.

https://oglobo.globo.com/cultura/musica/limites-entre-copia-criacao-que-coldplay-roberto-carlos-anitta-pharrell-tem-em-comum-19562669#ixzz4qL9pkTnNstest


A partir do material de apoio, escreva um TEXTO DE OPINIÃO, em que você discuta OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO ESCOLAR E O PLÁGIO NA ERA DIGITAL.