VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - EDITORIAL - MODELO UFU - ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE

UFU - EDITORIAL

ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE

EDITORIAL MODELO UFU

ID: FR5


Leia com atenção todas as instruções.

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.


Leia atentamente os textos a seguir. 

Texto I



Texto II

O termo “indústria cultural” apresenta a ideia de que, assim como as indústrias que fabricam produtos visando ao consumo, a produção de bens culturais também tem interesse no consumo em grande quantidade, a fim de não só gerar lucros, como também provocar adesão da população ao sistema dominante. A cultura, então, passa a ser comandada pela indústria, que soma o conhecimento e o entretenimento, o que pode levar à alienação do público, já que a indústria cultural não fornece oportunidade para que o receptor da mensagem tenha uma consciência crítica autônoma, uma vez que o público recebe a informação de forma passiva.

O futebol pode ser visto como um produto dessa indústria, e seu consumo é visto como um meio de desviar a atenção do indivíduo em relação às causas sociais do país. Como exemplo disso, podemos citar a Copa do Mundo de 1970, época da ditadura militar, quando a população fixou sua atenção ao evento, e esqueceu o estado político caótico em que o país se encontrava. Naqueles dias, o pais conquistou tricampeonato na competição.

https://www.cartacapital.com.br/blogs/futebol-por-elas/ate-quanto-vale-o-futebol, com ajustes.


Texto III

O esporte passou por processos de massificação e profissionalização, tornando-se objeto de consumo e gerando lucros. Dentro deste contexto e através dos meios de comunicação em massa, o atleta passa a ter papel de destaque na sociedade, sendo considerado herói e modelo de ideal, influenciando a sociedade.

https://www.efdeportes.com/efd209/esporte-influencias-do-atleta-na-sociedade.htm, com ajustes.


Texto IV

O fenômeno esportivo foi transformado em um grande espetáculo, altamente valorizado pela indústria do entretenimento e por essa sociedade do consumo e de comunicação de massa crescentemente organizada em torno da produção e difusão de sons, imagens e informações. O esporte, como atração da indústria cultural, é um chamariz de público, tendo em vista sua atuação como válvula de escape dentro dessa sociedade altamente controlada, que reprime a maior parte de suas emoções. A espetacularização do esporte trouxe ainda outras características, como o crescimento do consumo de artigos esportivos e o desenvolvimento do marketing esportivo na divulgação de marcas.

https://www.efdeportes.com/efd209/esporte-influencias-do-atleta-na-sociedade.htm, com ajustes.


Imagine que você seja o editor-chefe de uma revista esportiva de grande circulação nacional, e decida escrever o EDITORIAL para uma tiragem especial, sobre o tema "ESPETACULARIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ESPORTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA".

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.