Plataforma Redigir

Tema de redação

EFAF - ENTREVISTA - CLEÓPATRA

Entreviste Cleópatra, a última rainha do Egito, da dinastia ptolemaica.

ENTREVISTA - EF ANOS FINAISEFAFCorreção humana disponível
Tema de redação: EFAF - ENTREVISTA - CLEÓPATRA
Voltar para o catálogo

Proposta completa

Imagem de apoio do tema: EFAF - ENTREVISTA - CLEÓPATRA

Mais tarde, Cleópatra se aliou ao líder romano Marco Antônio, com quem teve três filhos e tentou fortalecer o poder do Egito diante da expansão de Roma Antiga. No entanto, ambos foram derrotados por Otávio Augusto na Batalha de Áccio, em 31 a.C.

Diante da derrota e da iminente conquista romana, Cleópatra morreu em 30 a.C., provavelmente por suicídio. Sua vida tornou-se símbolo de poder, estratégia política e fascínio histórico, inspirando obras literárias, filmes e estudos até os dias atuais.

Gislaine Buosi, com informações colhidas da net.


COMANDO: Imagine que você tenha sido convidado a entrevistar, ainda que imaginariamente, a rainha CLEÓPATRA. A ENTREVISTA deverá conter de 6 a 8 perguntas.

É fácil: Selecione do texto de apoio e de outras fontes os fragmentos que você considerar mais relevantes – eles serão, depois de ajustados, as “respostas” às perguntas que você, a partir delas, elaborará. (Obviamente, as perguntas devem ter conexão com as respostas.)


Só para lembrar...

ENTREVISTA é gênero textual do domínio do discurso jornalístico; é o diálogo entre entrevistador (jornalista) e entrevistado (personagem do fato/da notícia). A entrevista é um dos modos de apuração de informações, que, muitas vezes, são matéria-prima da notícia. A entrevista começa com um pequeno texto em que o entrevistador apresenta o entrevistado (nome e demais itens de identificação) e o tema da entrevista. Em seguida, perguntas e respostas.