VOLTAR PARA OS TEMAS

[G1J] EF - TEXTO DE OPINIÃO - PANDEMIA E EDUCAÇÃO

TEXTO DE OPINIÃO - EF

PANDEMIA E EDUCAÇÃO

TEXTO DE OPINIÃO

ID: G1J


Texto I

(...) em uma das pesquisas, por exemplo, foram entrevistadas mais de 24 mil pessoas de 15 a 29 anos de idade, e mostrou que 28% pensam em não retornar os estudos após o fim do isolamento.


https://www.inteligenciadevida.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Arte-juventude-na-pandemia-768x1024.jpg, adaptado


Texto II

Educação e escola, ainda que se relacionem, não são expressões sinônimas. É possível haver educação fora dos limites da escola, especialmente nesse instante em que a pandemia obriga a comunidade escolar ao distanciamento como condição à manutenção da vida. (...) Toda a comunidade escolar teve de se reinventar, a fim de que a Educação não colapsasse. (...) Jornadas longas e atípicas levaram professores e alunos a situações de estresse de depressão.

Gislaine Buosi


COMANDO: Os textos acima são o ponto de partida para um COMENTÁRIO CRÍTICO sobre o tema: Os impactos da pandemia na educação dos jovens. A leitura e a interpretação do infográfico (dados numéricos/percentuais) deverão ser aproveitadas ao longo da argumentação. 


Escreva de 20 a 25 linhas.



Você já sabe, mas não custa lembrar...

Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO.

Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata.

Depois de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:

. Comece apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da sociedade atual, seja... etc. (NUNCA: “Eu acho que”; “Eu detesto”; “Eu adoro”.);

. Apresente um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso acontece porque...

. Cite exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como no passado...; Assim como acontece em outros lugares, ...

. Para finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de quem escreve) opinião. Ex.: É preciso que os alunos aceitem que... (repetir sua opinião – a que você escreveu no início do texto.)

O texto de opinião é assinado.