VOLTAR PARA OS TEMAS

[FSF] EF - REQUERIMENTO - PROJETO DE VIDA

REQUERIMENTO - EF

PROJETO DE VIDA

REQUERIMENTO

ID: FSF


LEITURA:

Projetar a vida a partir de uma visão que se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano. As pessoas que constroem uma imagem afirmativa, ampliada e projetada no futuro e atuam sobre ela, têm mais possibilidades de realizá-las do que aquelas que meramente sonham e não conseguem projetar de forma nítida o que pretendem fazer em suas vidas nos anos que virão.

O que as diferencia é, sobretudo, que aquelas que têm uma visão estão comprometidas, direcionadas, fazendo algo de concreto para levá-las na direção dos seus objetivos. Tudo que contribui para que se avance na direção da visão, faz sentido. É preciso aprender a projetar no futuro os sonhos e ambições e traduzi-los sob a forma de objetivos, de metas e prazos para a sua realização, além de empregar uma boa dose de cuidados, determinação e obstinação pessoal para isso.

http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/MATERIAL-DO-EDUCADOR-AULAS-DE-PROJETO-DE-VIDA.pdf



http://hs.toledoprudente.edu.br/blog/por-que-marketing-e-uma-profissao-do-futuro, adaptado


CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que o colégio em que você estuda esteja organizando uma campanha para incentivar os adolescentes a pensarem, cada qual, em seu PROJETO DE VIDA.

A iniciativa pretende envolver os adolescentes da cidade toda e, para tanto, serão confeccionados cartazes com apelos em favor do assunto, a serem afixados não apenas no recinto do colégio, como também em locais públicos de grande circulação de pessoas. Para isso, o colégio precisa de uma autorização da Secretaria Municipal de Educação.

COMANDO: Você foi destacado para escrever o REQUERIMENTO à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, em cujo documento você deverá:

1) Anunciar, brevemente, a campanha promovida pelo colégio e o respectivo objetivo.

2) Informar a data do início e do final da campanha.

3) APENAS CITAR, AO LONGO DO TEXTO, TRÊS EXEMPLARES DE APELOS QUE CONSTARÃO DOS NOS CARTAZES - POR EXEMPLO: PROJETO DE VIDA - PENSAR NO FUTURO É PENSAR NO AGORA).

4) Requerer a autorização da Secretaria para que os cartazes possam ser afixados.

Escreva, aproximadamente, 20 linhas. 


O QUE É REQUERIMENTO?

REQUERIMENTO é uma redação oficial. Nesse documento, uma pessoa física ou jurídica faz uma solicitação a uma autoridade ou a um órgão públicos. Como todo documento, é preciso observar o padrão culto do idioma, e utilizar os pronomes de tratamento respeitosos, em especial nos vocativos.

Ainda que a estrutura do REQUERIMENTO seja maleável, são elementos indispensáveis:

. Local e data;

. Referência da autoridade/do órgão destinatário;

. Referência do assunto;

. Vocativo;

. Identificação completa do requerente;

. Exposição do assunto/motivo do requerimento;

. Requerimento – utilizar verbos que designem pedido: requerer, solicitar, pedir, pleitear etc.;

. Agradecimento – antecipar agradecimento, na expectativa de o requerimento ser atendido;

. Despedida – escreva apenas “Atenciosamente” e

. Assinatura.