VOLTAR PARA OS TEMAS

[FMI] EF - NOTÍCIA - A RUA DIFERENTE - DRUMMOND

NOTÍCIA - EF

A RUA DIFERENTE - DRUMMOND

NOTÍCIA

ID: FMI


COMANDO:
Você é o jornalista! A partir do poema A RUA DIFERENTE, de Carlos Drummond de Andrade, você deverá compor um lide jornalístico e redigir uma NOTÍCIA. (Veja adiante o que é e como compor o lide jornalístico.) Caso não haja no poema elementos para compor o lide, você deverá criá-los.

Escreva de 15 a 20 linhas.

A RUA DIFERENTE

Na rua estão cortando árvores

botando trilhos

construindo casas.

        A rua acordou mudada.

        Os vizinhos não se conformam.

        Eles não sabem que a vida

        tem dessas exigências brutas.

Só uma criança gosta do espetáculo

e se diverte com os andaimes,

a luz da solda

e o cimento escorrendo nas formas.

(Carlos Drummond de Andrade, adaptado)


IMPORTANTE: É possível entender que o poema A RUA DIFERENTE relata a chegada da urbanização numa cidade (ou num bairro) que, até então, era arborizada.

Para que esse poema possa se tornar uma notícia, além de aproveitar os fatos ali expostos, você deverá explorar/ler as entrelinhas do poema, levantar hipóteses.

Por exemplo:

Que fatos há por detrás dos versos: “Os vizinhos não se conformam./ Eles não sabem que a vida/ tem dessas exigências brutas"? O que se pode entender dos versos: “a luz da solda/ e o cimento escorrendo nas formas.”?

O poema, textualmente, não fornece respostas a essas perguntas – isso cabe a você deduzir para juntar os elementos e, só assim, compor a NOTÍCIA.


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Notícia é um gênero textual do discurso jornalístico. Consiste no registro de informações recentes – um acidente, um assalto, uma briga, o desabamento de um prédio, um naufrágio, a alta do preço da gasolina, uma enchente, a inauguração de um hospital, a descoberta de uma vacina etc. A notícia é veiculada em jornais impressos ou virtuais. 

Título e subtítulo da notícia são chamados, respectivamente, MANCHETE e OLHO. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da notícia para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. Os verbos de ação devem ser empregados no Presente do Modo Indicativo, que sugerem o “agora há pouco” da informação.

manchete deve atrair a atenção do leitor para que ele, de fato, leia a notícia. O olho é um fragmento recolhido (e, por vezes, adaptado) do texto.

Lide jornalístico: primeiro parágrafo de um texto do campo jornalístico informativo, como Notícia e Reportagem, por exemplo, deve conter o lide. A expressão inglesa "lead" significa "primeiro" ou "guia", e é essa a finalidade do parágrafo inicial de um texto informativo - levar ao conhecimento do leitor, de maneira sintética/enxuta, os principais pontos da matéria.

Desse modo, o lide assemelha-se a um miniconto, uma vez que, para construir o lide, o jornalista deverá encontrar respostas curtas para os elementos: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO? Os parágrafos seguintes contêm os pormenores da matéria. Nos jornais impressos oficiais, o lide costuma ter, aproximadamente, 300 caracteres. A notícia é escrita na 3.ª pessoa do discurso – em tese, os fatos são relatados sem a intromissão/opinião do jornalista.

Exemplo:

Morte no asfalto

Acidente na BR 459, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel, deixa dois mortos e um ferido

Uma equipe do Samu foi acionada, ontem (26), por volta das 6h, para socorrer vítimas de acidente de trânsito, entre Santa Rita do Sapucaí e Olegário Maciel. Na colisão, Emiliana Pimentel, 36, pilotava uma moto, que colidiu com um Fiat-Pálio, conduzido por Ari Gouvea, 39. Segundo informações prestadas pela polícia, ambos os condutores teriam participado de uma festa, e estavam embriagados.