VOLTAR PARA OS TEMAS

[FSB] EF - DIÁRIO - PROJETO DE VIDA

DIÁRIO - EF

DIÁRIO

PROJETO DE VIDA

ID: FSB


Você já sabe, mas não custa lembrar...

DIÁRIO é escrita pessoal, sem formalidades, sem protocolos estruturais. É um gênero textual que se utiliza de episódios descritivos (para individualizar cenas, pessoas, coisas) e narrativos (para relatar a trajetória de um dia – daí, então, “diário”). O texto é conduzido na 1.ª pessoa do singular e os verbos são empregados no passado.

Certos escritores personificam o diário, quer dizer, atribuem a ele um nome, dialogam o tempo todo com ele, tornando-o uma espécie de amigo ou confidente – há registros não só de situações/fatos passados, como também de metas/sonhos a serem conquistados. É comum, também, cumprimentarem e despedirem-se do “amigo”.

Há também o DIÁRIO DE VIAGEM, que, diferentemente do que possa parecer, não começa quando o viajante chega ao seu destino, e sim enquanto a viagem é organizada. Pequenas anotações, como escolha do destino, da companhia aérea, preço das passagens, compra das malas etc., podem fazer parte do Diário de Viagem.

Além do texto escrito, há quem anexe papéis ao Diário de Viagem, como bilhetes de passagem, fotos, guardanapos. Iniciada a viagem, datas e lugares são registrados, em ordem cronológica, e as mais diversas situações: encontros, desencontros, visitas, impressões, discussões, imprevistos, enfim, tudo aquilo que se viveu/experimentou é alvo do Diário de Viagem.

https://br.freepik.com/vetores-premium/azul-maquina-de-escrever-vintage-e-passaro-verde-mao-desenhada-vector_2790040.htm


COMANDO: O fragmento abaixo é o primeiro parágrafo de uma página de seu DIÁRIO:

Hello, my book!

Passei a madrugada em claro. Mas nem por isso estou com sono – estou é muito acordado! Pensei, pensei... e decidi que está na hora de escrever meu projeto de vida, e você, amigão, é o primeiro a saber dele!

É o seguinte...

Escreva de 20 a 25 linhas.


Antes de entregar seu texto ao corretor, revise-o: verifique a ortografia, a pontuação, a estrutura textual (começo, meio e fim – atenção à cronologia) e outros aspectos importantes para a boa produção textual.

Boas atividades!