CONTEXTUALIZAÇÃO: Sabe-se que a charge, palavra
francesa que significa “carga”, utiliza-se de situações cotidianas para
protestar ou desconstruir situações com as quais o chargista não concorda. A
ironia e o bom humor são elementos essenciais à charge.
Na charge acima, temos materializado um fato
bastante comum: o pai transfere ao filho um sonho que ele próprio (o pai) não
conseguiu realizar – nesse exemplo, o pai sonhava em ser jogador um jogador de
futebol, mas não é. É possível também deduzir que o filho não pretende ser
jogador.
COMANDO: E você? Coloque-se no lugar do garoto da charge. Pense,
pense... e então escreva uma CRÔNICA a respeito de seu PROJETO DE VIDA.
A tempo: caso você queira, de fato, ser jogador de
futebol, escreva - é claro! - seu PROJETO DE VIDA!
Escreva,
aproximadamente, 30 linhas.
Você já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito
comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de uma única cena, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo
são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados
(narração).
Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor
deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e
então...
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém
pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o
texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito
melhor do que o segundo...