CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que, no dia de seu
aniversário, você receba de presente uma caixa grande. Curioso, você abre
rapidamente a caixa, e se depara com um clone. E então?
COMANDO: Explore a situação sugerida e desenvolva uma
crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.
OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: quem poderia ter mandado desenvolver o clone?; por quê?; você e ele têm os mesmos defeitos?; quais?; e as
qualidades, também são as mesmas?; quais?; você gosta de seu clone?; como é seu
relacionamento com ele?; todos sabem da existência desse clone? etc., etc.,
etc.
Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do
senso comum!
Perceba que já foram criados dois personagens: você
e seu clone. Se quiser, crie, no máximo, mais dois. Conduza a crônica no
passado, na 1.ª pessoa do singular – narrador-personagem.
Não economize criatividade!
***
Você
já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a
um flash do dia. O tema gira em torno
de um único episódio, e o número de personagens é reduzido. Na crônica
descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados
(descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).
Até
o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar
respostas para: o quê?, quem?, como?, onde?, quando?, por quê?, e então...
SUPER DICAS:
. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais
e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
. Esteja certo de que ninguém
pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e
reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro,
muito, muito melhor do que o segundo...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos
estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham,
se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de
acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.