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EFAF - CRÔNICA - CENA DO COTIDIANO - PNEU FURADO

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA

CENA DO COTIDIANO - PNEU FURADO

ID: FQD


https://conteudo.imguol.com.br/blogs/229/files/2019/09/flat-tyre_1024.jpg


 

COMANDO: O texto não verbal acima é o ponto de partida para sua crônica descritivo-narrativa. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.

OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: além dos aspectos descritivos (estrada de asfalto ou de terra?; tempo firme ou chuvoso?; carro novo ou velho?), procure imaginar de onde partiu e para onde ia (ou vinha) o carro; quem era o motorista; havia passageiros – parentes, amigos ou caronistas?; o que aconteceu, para que o pneu furasse? etc., etc., etc.

Perceba que o texto não verbal sugere uma situação cotidiana. É possível levantar mil situações, e então você poderá escrever uma cena interessante – não se limite a ficar apenas com as hipóteses aqui levantadas. Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do senso comum!


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de uma única cena, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICAS:

1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

3. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, Muito melhor do que o segundo...

4. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos. 

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