VOLTAR PARA OS TEMAS

[FUA] EF - ARTIGO - ESCOLINHAS DE FUTEBOL

ARTIGO DE OPINIÃO - EF

ESCOLINHAS DE FUTEBOL

ARTIGO DE OPINIÃO

ID: FUA


Texto I

A ascensão social por meio do esporte mexe com a mente das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha, não só um bom desempenho esportivo, mas também uma boa oportunidade de engajar num clube profissional. Muitos meninos e meninas de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. (...) O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira (...), por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em (...) vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque, no auge da sua formação escolar e na Condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências (...) fora e além do futebol.

https://e-conhecimento.br.com/ed-fisica/a-ascens-o-social-por-meio-do-espor-31509366, adaptado


Texto II

Há também os garotos e garotas que treinam apenas para agradar os pais. “Comecei porque meu pai quer que eu seja jogador, mas eu quero ser médico”, disse André ___, 16 anos. (...) Em alguns casos, os pais enxergam o futebol não como lazer ou prática esportiva, mas uma profissão. “Se até os 14 meu filho não virar jogador profissional eu tiro ele daqui. Vai ter que começar a trabalhar pra eu ter retorno financeiro”, contou ___, pai de Lucas, de 8 anos. (...)

http://www.metodista.br/rronline/noticias/cidades/2011/10-1/temporario/categorias-de-base-no-abc-dispensam-centenas-de-alunos-por-ano, com nossas omissões e ajustes


Texto III


http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/10/destruiram-meu-sonho-afirma-jovem-jogador-levado-para-falso-teste-no-rj.html


Texto IV

O mais famoso jogador do Brasil ganhou o apelido de Rei ao encantar plateias mundo afora. Escolhido como o Atleta do Século, Edson Arantes do Nascimento nasceu na pequena cidade de Três Corações, em Minas Gerais, e saiu do interior para conquistar o título de Embaixador Mundial do Futebol. A carreira de Pelé, o Melhor Jogador do Século segundo a FIFA (2000), começou aos dez anos, quando entrou para o Bauru Atlético Clube, em São Paulo.

https://www.ebiografia.com/jogadores_de_futebol/, adaptado


COMANDO: Escreva um ARTIGO DE OPINIÃO sobre o tema: ESCOLINHAS DE FUTEBOL, SONHO E REALIDADE. Seu texto deverá ter de 20 a 25 linhas.


***


O ARTIGO DE OPINIÃO, como o próprio nome adianta, é um texto em que o autor expõe seu ponto de vista a respeito de algum tema polêmico. É um gênero textual que se apropria, predominantemente, do tipo dissertativo. Dá-se o nome de articulista àquele que escreve o Artigo.

Inserido nos grandes jornais, o Artigo é um serviço prestado ao leitor, com o objetivo de convencê-lo acerca não só da importância do tema ali enfrentado, como também da relevância do posicionamento do articulista. São comuns o apelo emotivo, as acusações, o humor, a ironia – tudo baseado em informações factuais.

O Artigo, geralmente, é escrito na 1.ª pessoa, leva título e assinatura.

A estrutura do Artigo de Opinião, ainda que maleável, procura seguir:

. Introdução, com a apresentação do tema e da tese a ser defendida;

. Desenvolvimento, com as argumentações para a defesa da tese e

. Conclusão, com a reafirmação da tese e a provocação do leitor, encaminhando-o para as próprias reflexões.

ALERTA! Cuidado com as armadilhas da primeira pessoa: Ainda que você desenvolva um texto de opinião, não escreva: “eu acho que”; “na minha opinião”; “no meu modo de pensar” etc., porque essas expressões são consideradas armadilhas da primeira pessoa.