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EFAF - CRÔNICA - O MENINO QUE GANHOU UMA ESTRADA DE FERRO

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA

O MENINO QUE GANHOU UMA ESTRADA



    Minha mãe me deu um rio. Era dia do meu aniversário e ela não sabia com o que me presentear, e então me deu o rio que passava atrás de nossa casa.

(Manoel de barros, O menino que ganhou um rio, com adaptações.)


Hei! Você Já ganhou uma bike? Um smartphone? Uns tênis? Sim, claro! E você já pensou em ganhar um rio? No texto acima, Manoel de Barros, poeta mato-grossense, conta-nos que a mãe deu a ele o riozinho que passava atrás da casa.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Agora é sua vez! Imagine que, nos fundos de sua casa, tenha uma estrada de ferro desativada. Imagine, ainda, que sua mãe tenha lhe dado essa estrada de ferro. Por quê? Que desafio!

Registre como tudo aconteceu e, principalmente, o que você fez com o presente, numa crônica descritivo-narrativa.Levante outras hipóteses! Não economize criatividade!

Empregue os verbos no passado. Conduza a narrativa em 1.ª pessoa – narrador-participante. Escreva, aproximadamente, 30 linhas. Atribua um título ao texto.


Mas o que é crônica descritivo-narrativa, mesmo?

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. Sendo breve, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, o escritor apresenta (descreve) as personagens, o espaço e o tempo e, em seguida, relata (narra) os acontecimentos.

Ao final, o texto deve ter respostas para:

  • O quê? – fatos que compõem a história
  • Quem? – personagens que vivem a trama
  • Onde? – lugar onde ocorrem os fatos
  • Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos
  • Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos
  • Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos
  • E então... – final da trama


IMPORTANTE:

Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos inusitados. Quase sempre é preciso descartar os primeiros impulsos, as primeiras ideias – são comuns! Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.


SUPER DICA:

Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições) e se a ortografia, os plurais, as regras de pontuação e acentuação gráfica estão corretos. Tá legal?


Boas atividades!

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