Eu jamais conheci um velhinho tão simpático. Simpático e teimoso. Meu tio Luigi veio passar as férias em casa. Espaço medido para três, meus pais e eu, tivemos de reparti-lo com o tio. Era quase Natal.
Tudo ia bem, até o tio ouvir, pelo rádio, que as Lojas Pernambucanas estavam liquidando o estoque de roupas de cama, mesa e banho. Tio Luigi interessou-se por aquilo.
O primeiro parágrafo de sua crônica está pronto! A partir dele, você deverá escrever, aproximadamente, 30 linhas. (As linhas já compostas não contam, ok?)
Observe:
a) o tempo verbal (passado) e o narrador (participante – 1.ª pessoa) já foram escolhidos;
b) há, pelo menos, duas personagens que não podem ser esquecidas: tio Luigi e você (narrador participante).
c) um certo suspense foi provocado e precisa ser resolvido: por que tio Luigi se interessou pela liquidação do estoque das Lojas Pernambucanas?
Para “puxar ideias”, levante outras hipóteses. Se quiser, acrescente personagens. Atribua um título criativo ao texto.
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. Sendo breve, o número de personagens é reduzido.
Ao final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes perguntas:
O quê? – fatos que compõem a história/trama
Quem? – personagens que vivem a trama
Onde? – lugar onde ocorrem os fatos Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos
Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos
Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos
E então... – final da trama
Assim como o autor cria as personagens, o ambiente, o tempo e as ações, cria também o narrador – é ele (narrador) quem conta a história escrita pelo autor. Como um porta-voz, o narrador posiciona-se entre o leitor e o mundo ficcional criado pelo autor. O narrador participante é aquele que, ao mesmo tempo, narra e participa do enredo, ou seja, é, também, personagem do enredo.
SUPER DICA:Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.