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EFAF - CRÔNICA - CENA DO COTIDIANO - O SAPATEIRO E O CIENTISTA

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

O SAPATEIRO E O CIENTISTA

CRÔNICA

ID: ECS







COMANDO: O texto não verbal acima é o ponto de partida para sua crônica descritivo-narrativa. Além de explorar o espaço e a cena, faça com que outra personagem (um cientista) contracene com o sapateiro.

Perceba que o texto não verbal, que sugere uma cena cotidiana, é rico em detalhes: por detrás do balcão do sapateiro, há muitas histórias de vida, as quais podem, inclusive, ser compartilhadas com o cientista... É possível levantar mil hipóteses, mil situações, para escrever uma cena interessante!

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.

Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do senso comum! 


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de uma única cena, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICAS:

1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

3. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

4. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos. 

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