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EFAF - CONTO DE AMOR - QUEM AMA, REPARTE O GUARDA-CHUVA

CONTO - EF ANOS FINAIS

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CONTO DE AMOR

QUEM AMA, REPARTE O GUARDA-CHUVA

ID: EBW


Leia o fragmento de texto literário:

"(...) Ontem, Raul, Débora e a pequena Alice, enfim, chegaram de viagem. Deixaram para trás as paisagens bonitas, a chuva e as turbinas do avião. Era preciso abrir as janelas da casa. Débora trouxe na bagagem uma importante lição: Quem ama, reparte guarda-chuva."


Sem dúvida, você está diante de uma interessante situação comunicativa! Como foi o passeio de Raul, Débora e Alice? O que houve, para que Débora chegasse à conclusão de que “quem ama, reparte guarda-chuva”?


PROPOSTA DE REDAÇÃO: O fragmento literário acima será o último parágrafo do CONTO DE AMOR que você produzirá em, aproximadamente, 30 linhas.


Não economize criatividade!


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: personagens, tempo, espaço e ação.

Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação de personagens, tempo e espaço; complicadores; clímax e desfecho.

O que distingue um conto de amor dos outros contos é, exatamente, a presença de um envolvimento afetivo entre as personagens. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o enredo e, principalmente, o desfecho não sejam previsíveis demais. Escrever que, “durante uma festa, duas pessoas apaixonaram-se, tempos depois se casaram e viveram felizes para sempre”, é muito comum, previsível.

É preciso criar cenas surpreendentes, as quais ganharão a simpatia e a atenção do leitor. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

Até o final do conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, os plurais, as regras de acentuação gráfica e de pontuação estão corretos.

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