CONSUMO COLABORATIVO é a proposta de trocar,
emprestar e comprar objetos usados, em vez de adquirir produtos novos. Por
exemplo: sabe aquele game que você não joga mais? Ao emprestá-lo a um amigo,
ele não precisa comprar um novo, diminuindo o desperdício e conservando a
energia e a matéria-prima que seriam usados em sua fabricação. Esse tipo de
troca, claro, já existia havia muito tempo. Mas agora ganhou força com o crescimento
da internet e da preocupação ambiental. Nos EUA, houve ainda outro fator: a
crise econômica de 2008. “A ideia é que as pessoas não precisam ter a posse dos
objetos. Apenas o acesso a eles.
Há setores que veem uma série de problemas no
compartilhamento. Nos EUA o modelo é chamado por vários especialistas de
"oficialização do bico". Isso porque ele não passaria de uma maneira
das pessoas complementarem a renda, abalada pelas sucessivas crises mundiais
nos últimos anos. Seria uma precarização do capitalismo no mundo desenvolvido. No
mercado, taxistas e indústria hoteleira são os principais críticos, já que suas
áreas sofreram muito com a revolução provocada por Uber, Lyft e Airbnb. As
acusações contra as novas empresas vão desde falta de segurança para os
usuários até concorrência desleal e sonegação de impostos. Em São Paulo, por
exemplo, a reivindicação dos taxistas fez eco: a Secretaria Municipal de
Transporte determinou a apreensão dos carros do Uber.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Caminhos para implementar o consumo colaborativo no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.