VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO PINÓQUIO - REPORTAGEM

REPORTAGEM - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA

PINÓQUIO E O GRILO FALANTE

REPORTAGEM – ID: E3Q



Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!

O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.

Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.

IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes - acessível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xp0P_XHSbjg&t=1372s


Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma REPORTAGEM.


Reportagem: Diferentemente da NOTÍCIA, que é o registro de informações recentes – um acidente ou um assalto que aconteceu ontem, por exemplo –, a REPORTAGEM é uma construção mais complexa: ela demanda consulta a várias fontes, tomada de depoimentos, inspeção de ambientes, coleta de dados de mercado, investigação de documentos – tudo para maior propriedade e segurança acerca daquilo que se vai reportar. Ultimamente, é bastante comum o repórter fazer a cobertura de guerras, eleições, atentados, casos de corrupção; a reportagem vai além da notícia, ainda que a reportagem possa iniciar-se com uma notícia.

Para compor o primeiro parágrafo do texto-reportagem, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar respostas para: O QUE?; QUEM?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; QUANDO? e ONDE? Depois de composto o primeiro parágrafo, há os desdobramentos, os pormenores dos fatos.

Notícias e reportagens são escritas na 3.ª pessoa do singular – os textos jornalísticos devem ser impessoais, ou seja, não devem conter a opinião do jornalista.




CONTEXTO E COMANDO: Imagine que você seja repórter do Jornal ...... (dê um nome ao Jornal). Redija uma reportagem, relatando todo o ocorrido com Pinóquio na Ilha dos Prazeres. Não se esqueça de mencionar o fato de que Gideão e João Honesto, os vigaristas, foram os responsáveis pela entrada do garoto àquele lugar... nada agradável!

Não economize criatividade! Além de você encontrar respostas para o lide jornalístico, aguce a imaginação, levante hipóteses, desconfie do óbvio. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.