Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um
determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução,
logicamente, dialogue com a peça-referência.
A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige
sensibilidade, técnica e muita criatividade!
O PROJETO RELEITURA PINÓQUIO E O GRILO FALANTE leva aos alunos do Ensino
Fundamental Anos Iniciais alguns gêneros textuais que povoam não só a produção
literária, como também a utilitária.
IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o
Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme,
uma produção da Disney Filmes – acessível em:
Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CRÔNICA NARRATIVA.
SITUAÇÃO: Imagine que, em plena pandemia da Covid-19, Pinóquio e os
colegas de classe não querem usar máscara - Pinóquio é o responsável por tudo
isso, porque, mentindo, ele disse aos colegas que a Covid-19 não é contagiosa.
Grilo Falante, aquele que foi dado a Pinóquio como “consciência”, precisa tomar
uma providência!
PRODUÇÃO DE TEXTO: A partir da situação acima, escreva uma CRÔNICA NARRATIVA.
Não economize criatividade!
VOCÊ JÁ SABE...
A crônica narrativa é um texto ficcional, com começo (apresentação de
personagem, ambiente e tempo), meio (ações/fatos que envolvem as personagens) e
fim (desfecho da situação), quase sempre escrito com bom humor. É um texto
curto, de vocabulário acessível. É comum dizer que a crônica é um flash do
cotidiano. Ela é escrita para revistas ou jornais.
SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual
ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser
entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham,
se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os
plurais estão corretos.