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EFAF - COMBO PINÓQUIO - CARTA ARGUMENTATIVA AO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE SOBRE A AMAZÔNIA

CARTA ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA “PINÓQUIO E O GRILO FALANTE”

CARTA ARGUMENTATIVA EM FAVOR DA AMAZÔNIA

ID: E3R




 





Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência.

A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade! 


O PROJETO RELEITURA – PINÓQUIO E O GRILO FALANTE pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental alguns gêneros textuais que pertencem não só à produção literária, como também à utilitária.

Entre os diversos gêneros, o Projeto contempla: crônica, discurso de formatura, diário, manual de etiquetas, carta argumentativa, carta pessoal, testamento, narrativa, reportagem e notícia.

IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o Projeto é a fábula Pinóquio e o Grilo Falante. Para isso, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme, uma produção da Disney Filmes - acessível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xp0P_XHSbjg&t=1372s


Abaixo, sua proposta de trabalho: a redação de uma CARTA ARGUMENTATIVA.


Pombo correio/ Voa depressa/ E esta carta leva/ Para o meu amor/Leva no bico/ Que eu aqui/ Fico esperando/ Pela resposta/ Que é pra saber/ Se ela ainda/ Gosta de mim (Moraes Moreira)


CARTA: Os pombos costumam retornar ao lugar onde nascem. Daí a popularidade dos “pombos-correios” que foram, durante muito tempo, usados para levar mensagens escritas, atadas numa das perninhas.

Mais tarde, os pombos-correios foram substituídos pelos carteiros. Mas, convenhamos!, a internet mudou a forma de comunicação entre as pessoas. Entretanto, as cartas são produzidas, ainda que por vezes digitadas e enviadas eletronicamente.

Atenção à estrutura-padrão da carta: data, vocativo, apresentação do remetente, apresentação do assunto, discussão, pedido, saudação e assinatura. Nas cartas formais, principalmente as cartas destinadas a autoridades, é preciso também utilizar os pronomes de tratamento respeitosos.


LEITURA:



Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/12/24/amazonas-fecha-2023-com-quase-20-mil-queimadas-o-segundo-pior-ano-desde-1998.ghtml. Acesso em 15.jan.2023.

 

 

CO

COMANDO: Imagine que você seja Pinóquio. Imagine ainda que, depois de ler a matéria acima, você decida escrever uma CARTA ARGUMENTATIVA ao Ministro do Meio Ambiente, a fim de expor, discutir, sugerir alternativas e exigir soluções para o problema das queimadas na Amazônia. Em algum instante da carta, mencione o motivo de você, Pinóquio, considerar importante a preservação da Amazônia. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.

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