MODELO ENEM - ALFABETIZAÇÃO NAS COMUNIDADES RURAIS
ENEM
Alfabetização às
comunidades rurais
MODELO ENEM
ID: JRT
Texto I
Florence Bauer,
representante da Unicef entidade no Brasil, destaca que os números fazem um
alerta urgente para que ações sejam tomadas para reverter o quadro. “Os números
são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir
duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, voltado aos números dos
anos 2000. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada
criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado, e
tomando todas as medidas para que possam estar na escola, aprendendo”, afirma
Bauer. Os dados apontam que, em novembro de 2020, havia 36,9 milhões de
crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Entre eles: 35,4 milhões frequentavam a
escola; 31,7 milhões recebia atividades escolares, podendo tê-las realizado ou
não; 3,7 milhões não recebia atividades escolares; 1,5 milhão não frequentava a
escola.
STEGUN, Felipe. Disponível em: https://2em1consultoria.com.br/noticias/41-das-criancas-brasileiras-sem-estudos-em-2020-tinham-de-6-a-10-anos-aponta-unicef/.
Acesso em 10 fev. 2025.
Texto II
Atualmente, a taxa de analfabetismo no Brasil é
significativamente mais alta nas áreas rurais do que nas urbanas. De acordo com
dados do IBGE de 2022, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou
mais é de 26% no meio rural, comparada a 9% no meio urbano. No entanto, em
termos absolutos, ou seja, o número total de pessoas analfabetas, a maior parte
reside nas áreas urbanas, devido à maior concentração populacional nessas
regiões. Isso significa que, embora a proporção de analfabetos seja maior no campo,
o número total é maior nas cidades. Essa discrepância reflete o impacto
contínuo da urbanização e destaca a necessidade de políticas educacionais
direcionadas tanto para áreas urbanas quanto rurais, visando reduzir o
analfabetismo de forma equitativa. (...) A desigualdade no acesso à educação no Brasil
é evidente ao comparar a realidade das comunidades rurais com a das urbanas.
Enquanto escolas em centros urbanos, especialmente em regiões mais ricas,
dispõem de melhor infraestrutura, formação docente e materiais pedagógicos, as
instituições em áreas rurais sofrem com escassez de recursos e difícil acesso.
A precariedade das condições de ensino no campo limita as oportunidades dos
estudantes e perpetua o ciclo de pobreza. Além disso, a educação oferecida às populações
mais vulneráveis tende a ser direcionada ao trabalho braçal, reforçando a
exclusão social e reduzindo as chances de ascensão acadêmica e profissional.
Gislaine
Buosi, educadora
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos
textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A
desigualdade de acesso à alfabetização nas comunidades
rurais do Brasil”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.