. Se for o caso, dê um título
para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que
você pretende abordar.
. Se a estrutura do gênero exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.
. Em hipótese nenhuma escreva seu
nome, nem pseudônimo, nem apelido.
. Utilize trechos dos textos
motivadores, parafraseando-os.
. Não copie trechos dos textos
motivadores.
Leitura:
Cartola, nome artístico de Angenor de
Oliveira, nasceu em 1908, no Rio de Janeiro, e teve sua vida profundamente
marcada pelas transformações sociais e urbanas da cidade. Expulso com a família
das áreas centrais devido às reformas promovidas pelo “bota-abaixo”, cresceu no
Morro da Mangueira, onde formou sua identidade artística em meio à precariedade
e à rica cultura popular. Ainda jovem, envolveu-se com o samba, aprendendo
violão com o pai e frequentando rodas de samba. Para sobreviver, trabalhou como
pedreiro, e, então, ganhou o apelido “Cartola” por usar chapéu-coco no serviço.
Também foi lavador de carros. Em 1928, foi um dos fundadores da Estação
Primeira de Mangueira, tornando-se figura central da escola. Apesar do talento
e do lirismo de suas composições, enfrentou preconceito social e apagamento
artístico. Após anos afastado, retornou ao samba na década de 1950, retomando a
carreira com apoio de amigos e de Dona Zica, com quem abriu o restaurante
Zicartola. Não teve filhos biológicos, embora tenha criado duas crianças,
filhas das companheiras com quem viveu. Seu primeiro disco solo só veio aos 66
anos, consolidando obras-primas como “As Rosas Não Falam” e “O Mundo é um
Moinho”. Cartola é símbolo de resistência cultural, sensibilidade poética e da
potência criativa das periferias.
É
correto associar as composições de Cartola à tradição oral?
Cuidado com estereótipos – negro,
pobre, morador do morro...
Cartola, que frequentou a escola
até concluir o ensino primário (hoje ensino fundamental anos iniciais),
tornou-se autoditada, quer seja por conta das leituras que fazia (lia Camões,
Castro Alves e Olavo Bilac), quer seja por conta de observar o pai, que tocava
cavaquinho – o menino Angenormemorizava os acordes, e depois, às escondidas, executava o que havia
memorizado. As composições de Cartola, tanto no que seja pertinente à melodia,
quanto à letra, são consideradas pelos críticos como dotadas de alto apuro/sofisticação.
Cartola compunha sob a influência lírica e formal da cultura “letrada”.