O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a
ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do
parágrafo. ATENÇÃO: não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – o
ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.
Veremos a seguir estratégias para a construção
dos parágrafos do desenvolvimento da dissertação, ou seja, dos parágrafos da
argumentação.
Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO +
TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO) + COMENTÁRIOS ou
JUSTIFICATIVAS ou EXPLICAÇÕES ou EXEMPLIFICAÇÕES ou COMPARAÇÕES REFERENTES AO
TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO.
Para o terceiro parágrafo, use a mesma
estratégia, com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.
Texto I
Um dos temores dos professores é que os alunos apenas copiem e colem as
respostas dadas pelo ChatGPT. É claro que seria uma prática pedagogicamente
condenável. Mas há uma forma de trabalhar em parceria com o robô: usá-lo para
ter uma ideia de como começar um texto ou um projeto. "A resposta não pode
ser considerada definitiva. É preciso enriquecê-la", ressalta Carlos
Neves, professor do curso de sistemas de informações da Escola Superior de
Propaganda e Marketing (ESPM).
TENENTE, Luiza. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/01/29/sem-colar-descubra-7-formas-de-usar-o-robo-chatgpt-para-turbinar-os-estudos.ghtml.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 24.abr.2023.
Texto II
Uma
pesquisa divulgada pelo banco Goldman Sachs revelou que os avanços provocados
pela inteligência artificial podem provocar a automação de um quarto do
trabalho realizado nos Estados Unidos e na zona do euro. Nos Estados Unidos, as
consequências do avanço tecnológico devem afetar 63% da força de trabalho. De
acordo com os números, 7% dos trabalhadores dos EUA estão em empregos onde pelo
menos metade das suas tarefas podem ser realizadas por IA generativa. Na
Europa, a situação é semelhante. Os dados divulgados pelo Goldman são mais
conservadores do que outras pesquisas. Na semana passada, a OpenAI, criadora
do GPT-4, fez umapublicação,
segundo a qual 80% da força de trabalho dos EUA poderia ter pelo menos 10% das
suas atividades executadas por meio de IA generativa.
https://atarde.com.br/mundo/ia-generativa-pode-substituir-300-milhoes-de-trabalhadores-1223886.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 24.abr.2023.
Texto
III
Sandra
Boccia, diretora da Época Negócios, lembra de uma frase que ouviu do presidente
e ex-chefe executivo da Alphabet Inc., Eric Emerson Schmidt, em uma conferência
sobre inovação, realizada em Paris: "Ele deu uma resposta de que lembro
muito. A escolha não é entre você ou o computador no futuro. A verdade é que
você estará ao lado do computador. Não é você ou a inteligência artificial, é
você e a inteligência artificial. É sobre como você, sendo um profissional,
está procurando se atualizar e interagir com essas ferramentas, entender o que
significam e o que podem prover de inovação".
Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/profissionais-da-nossa-epoca/noticia/2023/03/para-extrair-o-melhor-do-chatgpt-a-inteligencia-humana-ainda-e-necessaria.ghtml.
Adaptado para fins didáticos. Acesso em 25.abr.2023.
COMANDO: Leia a seguir o parágrafo introdutório (que contém o
projeto textual) sobre o tema: “ChatGPT
– caminhos para conciliar tecnologia e potencialidade humana”. Escreva os PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO,
a partir dos argumentos adiantados no projeto.
Para desenvolver os
parágrafos da argumentação, aproveite tanto as informações do texto de apoio,
quanto seu conhecimento sobre o tema. Faça também outras leituras!
O avanço da inteligência artificial, como o ChatGPT, levanta
reflexões sobre como conciliar tecnologia e potencialidades humanas (1). De um lado, essas ferramentas ampliam o acesso à informação e
otimizam tarefas, favorecendo a produtividade em diversas áreas (2). De outro, há o risco
de substituição de habilidades humanas e da perda do senso crítico, caso seu
uso não seja orientado (4). Assim, é essencial compreender que a
tecnologia deve ser usada como apoio, não como substituta, o que será possível
com noções sobre Educação Digital (5).
Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2
– síntese do primeiro argumento;3 – síntese do segundo argumento; 4 – tese.