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EM - PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - CHAT GPT E POTENCIALIDADE HUMANA

PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO - ENEM

PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO

CHATGPT E POTENCIALIDADE HUMANA

ID: K5Q


Só para lembrar...

A dissertação argumentativa expõe e discute determinado assunto, com evidências/fatos/fundamentos. Espera-se que o texto contemple: introdução (um parágrafo); desenvolvimento (dois parágrafos) e conclusão (um parágrafo).

O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do parágrafo. ATENÇÃO: não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – o ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.

Veremos a seguir estratégias para a construção dos parágrafos do desenvolvimento da dissertação, ou seja, dos parágrafos da argumentação.

Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO + TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO) + COMENTÁRIOS ou JUSTIFICATIVAS ou EXPLICAÇÕES ou EXEMPLIFICAÇÕES ou COMPARAÇÕES REFERENTES AO TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO.

Para o terceiro parágrafo, use a mesma estratégia, com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.


Texto I

Um dos temores dos professores é que os alunos apenas copiem e colem as respostas dadas pelo ChatGPT. É claro que seria uma prática pedagogicamente condenável. Mas há uma forma de trabalhar em parceria com o robô: usá-lo para ter uma ideia de como começar um texto ou um projeto. "A resposta não pode ser considerada definitiva. É preciso enriquecê-la", ressalta Carlos Neves, professor do curso de sistemas de informações da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

TENENTE, Luiza. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/01/29/sem-colar-descubra-7-formas-de-usar-o-robo-chatgpt-para-turbinar-os-estudos.ghtml. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 24.abr.2023.


Texto II

Uma pesquisa divulgada pelo banco Goldman Sachs revelou que os avanços provocados pela inteligência artificial podem provocar a automação de um quarto do trabalho realizado nos Estados Unidos e na zona do euro. Nos Estados Unidos, as consequências do avanço tecnológico devem afetar 63% da força de trabalho. De acordo com os números, 7% dos trabalhadores dos EUA estão em empregos onde pelo menos metade das suas tarefas podem ser realizadas por IA generativa. Na Europa, a situação é semelhante. Os dados divulgados pelo Goldman são mais conservadores do que outras pesquisas. Na semana passada, a OpenAI,   criadora   do   GPT-4,  fez uma publicação, segundo a qual 80% da força de trabalho dos EUA poderia ter pelo menos 10% das suas atividades executadas por meio de IA generativa.

https://atarde.com.br/mundo/ia-generativa-pode-substituir-300-milhoes-de-trabalhadores-1223886. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 24.abr.2023.


Texto III

Sandra Boccia, diretora da Época Negócios, lembra de uma frase que ouviu do presidente e ex-chefe executivo da Alphabet Inc., Eric Emerson Schmidt, em uma conferência sobre inovação, realizada em Paris: "Ele deu uma resposta de que lembro muito. A escolha não é entre você ou o computador no futuro. A verdade é que você estará ao lado do computador. Não é você ou a inteligência artificial, é você e a inteligência artificial. É sobre como você, sendo um profissional, está procurando se atualizar e interagir com essas ferramentas, entender o que significam e o que podem prover de inovação".

Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/profissionais-da-nossa-epoca/noticia/2023/03/para-extrair-o-melhor-do-chatgpt-a-inteligencia-humana-ainda-e-necessaria.ghtml. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 25.abr.2023.


COMANDO: Leia a seguir o parágrafo introdutório (que contém o projeto textual) sobre o tema: “ChatGPT – caminhos para conciliar tecnologia e potencialidade humana”. Escreva os PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO, a partir dos argumentos adiantados no projeto.

Para desenvolver os parágrafos da argumentação, aproveite tanto as informações do texto de apoio, quanto seu conhecimento sobre o tema. Faça também outras leituras!


O avanço da inteligência artificial, como o ChatGPT, levanta reflexões sobre como conciliar tecnologia e potencialidades humanas (1). De um lado, essas ferramentas ampliam o acesso à informação e otimizam tarefas, favorecendo a produtividade em diversas áreas (2). De outro, há o risco de substituição de habilidades humanas e da perda do senso crítico, caso seu uso não seja orientado (4). Assim, é essencial compreender que a tecnologia deve ser usada como apoio, não como substituta, o que será possível com noções sobre Educação Digital (5).


Análise do projeto textual: 1 – apresentação do tema; 2 – síntese do primeiro argumento; 3 – síntese do segundo argumento; 4 – tese.

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