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EM - EDITORIAL - MODELO UFU - PATRULHAMENTO ESCOLAR

UFU - EDITORIAL

EDITORIAL – MODELO UFU – ID: LBP

PATRULHAMENTO NAS ESCOLAS


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.


Texto III

A presença de patrulhamento policial no portão das escolas públicas tem gerado debates entre pais, educadores e autoridades. Os que defendem a medida afirmam que ela inibe ações de violência, tráfico e furtos nas imediações, além de proporcionar uma sensação maior de segurança para estudantes e funcionários. Em regiões marcadas por conflitos e criminalidade, o patrulhamento pode funcionar como elemento de dissuasão e proteção. Entretanto, há o receio de que a medida reforce estigmas sociais, tratando a escola como espaço de risco, e não como ambiente de aprendizagem e acolhimento. Especialistas em educação defendem que a segurança escolar deve passar por políticas públicas amplas, com mediação de conflitos, fortalecimento do vínculo comunitário e apoio psicológico. Assim, o patrulhamento no portão da escola, por si só, pode ser paliativo se não vier acompanhado de ações integradas e preventivas.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


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