VOLTAR PARA OS TEMAS

[GDH] EFAI - RELATO DE VIAGEM - UMA VIAGEM IMPREVISTA

RELATO - EF ANOS INICIAIS

RELATO DE VIAGEM

UMA VIAGEM IMPREVISTA

ID: GDH


VOCÊ JÁ SABE...

RELATO DE VIAGEM é um texto narrativo em que há o registro de experiências vividas durante uma viagem. Ao longo da narrativa, há partes descritivas, que trarão detalhes de cenas, lugares, pessoas, paisagens, fazendo com que o leitor veja, imagine e perceba tudo o que você relata a respeito da viagem.


Desse modo, no relato são mencionados além da data da partida e da chegada, a estada no lugar para onde você viajou, as pessoas que conheceu, os passeios que fez, obedecendo a certa cronologia.


Como se trata de evento que já aconteceu, os verbos são empregados no tempo passado.


O relato de viagem pode ser escrito na primeira pessoa do singular (Saí de São Paulo...) ou do plural (Saímos de São Paulo...).


Abaixo algumas partes de um RELATO DE VIAGEM:



PRODUÇÃO DE TEXTO: Imagine que, repentinamente, você tenha precisado fazer uma viagem. Conte-nos como tudo aconteceu, num RELATO DE VIAGEM.


Dica: Pense nos motivos pelos quais você teve de viajar de repente. Conte detalhes: deu tempo de fazer as malas? Quem foi com você? Para onde? Por que você precisou viajar com tanta urgência? Choveu? Etc.




SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.