VOLTAR PARA OS TEMAS

[GD4] EFAI - LENDA - ORIGEM DOS TROVÕES

LENDA - EFAI

LENDA

A ORIGEM DOS TROVÕES

ID: GD4


VOCÊ JÁ SABE...

Lendas são histórias contadas de geração em geração. E, acredite, criar uma lenda pode parecer difícil, mas não é!

Antigamente, pelo desconhecimento científico a respeito de elementos ou fenômenos da natureza – uma fruta azeda, um bicho do mato, um acidente geográfico, o sol, a chuva, o trovão etc., os índios inventavam explicações por meio de situações que envolviam a aparição de deuses ou de outros seres com poderes mágicos para fazer aparecer, desaparecer ou transformar coisas.

A lenda contém começo (em que se narra um fato cotidiano e, então, é apresentado o fenômeno da natureza), meio (em que há o conflito e as explicações fantasiosas a respeito do fenômeno) e fim (em que há o desfecho da história, de acordo com a fantasia que foi levantada). Nas lendas, fantasia e realidade se misturam e, por isso, seres (personagens) reais convivem com irreais/imaginários.


QUER CONHECER UMA LENDA?


PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá escrever uma lenda que explique o fenômeno dos trovões – o barulho, os riscos no céu... Considere também que, de vez em quando, depois de uns trovões, a energia elétrica acaba. Por que será que isso acontece?



IMPORTANTE: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.