VOLTAR PARA OS TEMAS

[GXC] EFAI - CRÔNICA - RELEITURA DE OBRAS DE TARSILA DO AMARAL

CRÔNICA - EF ANOS INICIAIS

RELEITURA DE OBRAS DE TARSILA DO AMARAL

CRÔNICA NARRATIVA

ID: GXC




RELEITURA
é a apropriação de uma obra de arte ou de um texto escrito, a fim de recriá-los, reconstruí-los. Três obras da artista plástica Tarsila do Amaral são a base para a produção de uma crônica narrativa.



VOCÊ JÁ SABE...

A crônica narrativa é um texto ficcional, com começo (apresentação de personagem, ambiente e tempo), meio (ações/fatos que envolvem as personagens) e fim (desfecho da situação), quase sempre escrito com bom humor. É um texto curto, de vocabulário acessível. É comum dizer que a crônica é um flash do cotidiano. Ela é escrita para revistas ou jornais.



CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você esteja no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em visita à exposição de artes plásticas de Tarsila do Amaral (1886-1973). Paulista de Capivari/SP, a artista, certa vez, declarou: “Sou profundamente brasileira e vou estudar o gosto e a arte dos nossos caipiras.” As obras abaixo são de Tarsila de Amaral.







PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá se inspirar em uma das obras acima para desenvolver uma CRÔNICA NARRATIVA. O título de seu texto será o título da obra que você escolheu para... explorar, recriar! Há muita vida em cada pedacinho das telas!









SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.

Copyright © 2021. All rights reserved.