Contos são narrativas curtas – o escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens (que agem ao longo da história), tempo (quando acontecem os fatos), narrador (quem conta a história) e espaço (lugar em que acontecem os fatos).
Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação (das personagens, do tempo e do espaço), complicação (envolvimento/ação das personagens), clímax (instante de maior suspense) e desfecho (final da trama).
Nos contos policiais há algo a ser desvendado: um furto, uma morte, um sequestro, um estrondo etc. Então começa a investigação. Até o final do texto, o detetive deve desvendar os fatos.
SITUAÇÃO: Imagine que você e sua família estejam viajando para
um lugar distante. O ônibus para num restaurante, e todos os passageiros
descem. No retorno, há um passageiro a menos. Depois de muito procurá-lo, alguém
descobre, no banco em que aquele passageiro estava sentado, um jornal – há ali
uma pista que pode ajudar a descobrir o que houve com o passageiro...
PRODUÇÃO DE TEXTO: Você deverá explorar a situação acima e escrever o
melhor conto policial de todos os tempos! Para isso:
. aproveite detalhes que foram “plantados” no
fragmento que você acabou de ler;
. crie um detetive, que, seguindo a pista encontrada
no jornal, desvendará o mistério em torno do sumiço do passageiro.
Mãos à obra! Pense, levante hipóteses! Crie
suspenses intrigantes! Deixe seu leitor curioso! Não economize criatividade!
Crie uma trama original, ou seja, tenha a certeza de
que ninguém vai pensar naquilo que você esteja planejando – isso é ser
original!