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EFAI - COMBO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - BIOGRAFIA

BIOGRAFIA - EF ANOS INICIAIS

BIOGRAFIA - ID: I9Y

PROJETO RELEITURA - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS



Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!


O PROJETO RELEITURA – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS pretende levar aos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais alguns gêneros textuais que povoam não só a produção literária, mas também a utilitária.


IMPORTANTÍSSIMO: O enredo base para o trabalho é a obra “Alice no país das maravilhas”, do escritor britânico Lewis Carroll. Para o desenvolvimento do projeto, é preciso ler a obra ou assistir ao respectivo filme.


Mãos à obra! Nesta proposta de trabalho, desenvolveremos a redação de uma BIOGRAFIA.


O que é biografia? É um gênero textual em que o autor (biógrafo) narra a história da vida de uma pessoa (biografada) – um jogador de futebol; um médico responsável pela descoberta de uma vacina etc. De um modo geral, a biografia reconstitui a trajetória da vida de alguém, com destaque a fatos relevantes, além de datas/informações essenciais (ano de nascimento e morte – se for o caso, naturalidade, morte, graduação etc.).


A biografia escolar é romanceada, ou seja, é um texto literário, do âmbito do narrar, em que são anotados situações vividas pelo biografado, sem que isso resulte numa lista, em ordem cronológica, de datas e fatos. A biografia romanceada comporta certa liberdade imaginativa do biógrafo (de quem escreve a biografia).


Características do texto biográfico:

. Situa-se no âmbito do narrar;

. Texto conduzido na 3ª pessoa do singular;

. Linguagem simples, atenta à norma padrão;

. Reconstituição de fatos e dados organizados em ordem cronológica;

. Uso de marcadores temporais (na infância, na adolescência, naquela época etc.);

. Predomínio de verbos no pretérito (em especial o perfeito e o imperfeito);

. Há título (nome do biografado) e subtítulo (informação importante colhida do texto biográfico).


***


O trecho a seguir foi extraído da obra “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll:


Conselhos de uma Lagarta

A Lagarta e Alice olharam-se por algum tempo em silêncio. Por fim, a Lagarta tirou o cachimbo da boca e dirigiu-se a Alice com voz lânguida e sonolenta: “Quem é você?” Não era um começo de conversa encorajador. Alice respondeu, muito tímida: “Eu… já nem sei, minha senhora, nesse momento… Bem, eu sei quem eu era quando acordei esta manhã, mas acho que mudei tantas vezes desde então…”

"O que você quer dizer com isto?" perguntou a Lagarta com rispidez. “Explique-se melhor!”

“Acho que eu mesma não posso me explicar melhor, senhora”, disse Alice, “porque eu não sou eu mesma, compreende?”

“Não, não compreendo”, respondeu a Lagarta.

“Temo não poder explicar melhor”, replicou Alice educadamente, “porque eu mesma não posso entender, para começar… ter tantos tamanhos diferentes em um só dia é muito confuso.”

(Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, primeira publicação em julho de 1865. Adaptado.)






CONTEXTO E PRODUÇÃO TEXTUAL: Como você percebeu pela leitura acima, nem mesmo a própria Alice já não sabe, seguramente, quem ela é. A partir dessa situação, crie a BIOGRAFIA de Alice. Além de aproveitar dados constantes do enredo, crie outros – não se esqueça: a biografia escolar é romanceada e, por isso, comporta a criatividade do biógrafo. Escreva de 20 a 25 linhas. 

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