CHARGE é uma palavra de origem francesa, que significa “carga”. Para o que aqui nos interessa, charge é o texto caricatural (exagerado) acerca de situações cotidianas atuais, de grande
repercussão, a fim de que as situações pareçam ainda mais graves, mais
perigosas. As charges são “carregadas” de ironia e humor com a intenção de protestar
contra fatos com os quais o chargista (autor da charge) não concorda.
Por meio de imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de
vocabulário simples), a charge é um texto de caráter opinativo, veiculada em
jornais e revistas – impressos ou virtuais.
PASSO A PASSO
1. Escolha uma situação
polêmica e atual que você pretenda criticar – por exemplo: as queimadas na
Amazônia, o aumento do preço dos combustíveis, as rodovias esburacadas, a falta
de vacinação etc.
2. Pense em como
“exagerar” no aspecto inconveniente/negativo dessa situação; use texto não
verbal (desenho de personagens e/ou coisas) e, se for o caso, texto verbal
(poucas falas das personagens que vivem a situação), para desenvolver a
crítica.
Veja um exemplo de charge:
Charge do Cazo. Disponível em:
https://www.humorpolitico.com.br/page/3/?s=carne
Perceba que o chargista Luiz
Fernando Cazo, por meio do humor, usou um fato extraído do cotidiano brasileiro
(aumento do preço da carne), ampliou a situação (pai de família chora diante do
pedaço de carne) e terminou com um raciocínio lógico e crítico (personificação,
com a despedida do bife).
PRODUÇÃO DE TEXTO: A manchete abaixo é o tema de sua charge:
SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.