VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAI - CHARGE - PREÇO DA GASOLINA

CHARGE - EF ANOS INICIAIS

ALTA DO PREÇO DA GASOLINA

CHARGE

ID: GMA


VOCÊ JÁ SABE...


CHARGE é uma palavra de origem francesa, que significa “carga”. Para o que aqui nos interessa, charge é o texto caricatural (exagerado) acerca de situações cotidianas atuais, de grande repercussão, a fim de que as situações pareçam ainda mais graves, mais perigosas. As charges são “carregadas” de ironia e humor com a intenção de protestar contra fatos com os quais o chargista (autor da charge) não concorda.

Por meio de imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de vocabulário simples), a charge é um texto de caráter opinativo, veiculada em jornais e revistas – impressos ou virtuais.



PASSO A PASSO

1. Escolha uma situação polêmica e atual que você pretenda criticar – por exemplo: as queimadas na Amazônia, o aumento do preço dos combustíveis, as rodovias esburacadas, a falta de vacinação etc.

2. Pense em como “exagerar” no aspecto inconveniente/negativo dessa situação; use texto não verbal (desenho de personagens e/ou coisas) e, se for o caso, texto verbal (poucas falas das personagens que vivem a situação), para desenvolver a crítica.



Veja um exemplo de charge:



Charge do Cazo. Disponível em: https://www.humorpolitico.com.br/page/3/?s=carne



Perceba que o chargista Luiz Fernando Cazo, por meio do humor, usou um fato extraído do cotidiano brasileiro (aumento do preço da carne), ampliou a situação (pai de família chora diante do pedaço de carne) e terminou com um raciocínio lógico e crítico (personificação, com a despedida do bife).



PRODUÇÃO DE TEXTO: A manchete abaixo é o tema de sua charge:





Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/03/alta-da-gasolina-faz-brasileiro-repensar-uso-do-carro.shtml/. Acesso em 22.abril.2022.


 





SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.