VOLTAR PARA OS TEMAS

[GM7] EFAI - CARTUM - DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

CARTUM - EF ANOS INICIAIS

CARTUM

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

ID: GM7


O QUE É CARTUM?

CARTUM é um texto crítico e bem-humorado, que se utiliza de textos verbais e não verbais (imagens) e, geralmente, é escrito em um quadro. Os cartuns criticam comportamentos sociais e problemáticas mundiais. Desse modo, o cartum não aborda uma situação esporádica, nem uma pessoa específica. Por esse motivo, a importância e o alcance do cartum mantêm-se por muito tempo.

O cartum usa de traços carregados/caricaturais, a fim de tornar o fato/tema mais grave, horrível, extravagante, irracional etc. Crítica, ironia e bom humor são elementos essenciais aos cartuns. Por meio de imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de vocabulário simples), o cartum é um gênero textual veiculado em jornais e revistas – impressos ou virtuais. 


PASSO A PASSO

1. Escolha um tema de caráter universal (e não um tema específico) que o cartunista queira criticar – por exemplo: a desigualdade social, a corrupção, a poluição etc.

2. "Exagere” no aspecto inconveniente/absurdo da situação, e, usando texto verbal (poucas expressões das personagens que vivem a situação) e não verbal desenho de personagens e/ou coisas), desenvolva a crítica.


Veja um exemplo de cartum:

http://2.bp.blogspot.com/-pOiSeFky3Z0/UhSfwa0W8bI/AAAAAAAAKfI/yj3CKdBKas8/s1600/Charge2013-violencia_escolar-726113.jpg



Perceba que o cartunista Ivan Cabral escolheu o tema “violência na escola” para desenvolver o cartum.Exatamente por ser um problema universal, quer dizer, que acontece no mundo todo, não é possível indicar nem o lugar, nem o tempo, nem o nome ou a idade das pessoas envolvidas em cenas de violência nas escolas.


***


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A matéria abaixo é o tema de seu cartum. Pela leitura, já fica claro: o desperdício de alimentos é um grave problema mundial.





Acesso em 20.abril.2022.






SUPER DICA: Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu e confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos fluem, se as ideias não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação e os plurais estão corretos.