O tópico frasal é a ideia central, ou seja, a ideia mais importante do parágrafo e, por isso, ele deve surgir no início do parágrafo. Não se deve construir parágrafo de apenas uma frase – o ideal é que sejam duas ou três, por parágrafo.
Veremos a seguir estratégias para a construção dos parágrafos do desenvolvimento da dissertação, ou seja, dos parágrafos da argumentação.
Comece o segundo parágrafo assim: CONECTIVO + TÓPICO FRASAL (PARÁFRASE DA ANTECIPAÇÃO DO PRIMEIRO ARGUMENTO) + COMENTÁRIOS E/OU EXPLICAÇÕES REFERENTES AO TÓPICO FRASAL + FINALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO.
Para o terceiro parágrafo, use a mesma estratégia, com a paráfrase da antecipação do segundo argumento.
Texto-base:
A doação de sangue é segura. No passado, muitos acreditavam que, ao doarem sangue, pudessem ser contaminados por doenças como Aids e hepatite – esse mito já foi derrubado. Porém, a quantidade de doadores no Brasil ainda é insuficiente. Isso, em grande parte, se deve à falta de uma cultura solidária de doação, já que muitos só se tornam doadores quando um parente precisa de transfusão. Empatia e conscientização dos adolescentes (ainda que durante a adolescência não sejam doadores) são fundamentais para mudar esse cenário. Ao sensibilizá-los sobre a importância da doação, cria-se uma rede de futuros doadores e multiplicadores da causa.
Gislaine Buosi, educadora.
COMANDO: Leia a seguir o parágrafo introdutório (que deve conter o projeto textual) sobre o tema: “A questão em torno da doação de sangue”. Escreva os PARÁGRAFOS DA ARGUMENTAÇÃO, a partir dos argumentos adiantados no projeto.
Para desenvolver os parágrafos da argumentação, aproveite tanto as informações do texto de apoio, quanto seu conhecimento sobre o tema. Faça também outras leituras!
A doação de sangue é segura. A ciência já comprova, inclusive, que doadores de sangue têm menos risco de infarto do miocárdio (1). Contudo, no Brasil, ainda há resistência à doação, por falta não só de conhecimento a respeito da segurança da coleta de sangue (2),como também de empatia – é inacreditável que pessoas sintam-se motivadas a doar apenas quando algum familiar esteja precisando da transfusão (3). Assim, é preciso promover campanhas educativas regulares que esclareçam, conscientizem e incentivem a população acerca da necessidade da doação de sangue, gesto em favor da vida (4).
Análise do projeto textual: 1 – tema;2 – 1º argumento, a ser desenvolvido no 2º parágrafo;3 – 2º argumento, a ser desenvolvido no 3º parágrafo; 4 – tese.