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EFAF - NARRATIVA - O CASARÃO ABANDONADO

NARRATIVA - EF ANOS FINAIS

O CASARÃO ABANDONADO

NARRATIVA

ID: IND


Narrar é contar uma história, que pode ser real ou imaginária; verossimilhante ou fantástica, cujas ações podem se desenvolver no presente, no passado ou no futuro.

A trama (ou a história, o enredo) deve envolver personagens, os quais interagem entre si, provocando cenas, em determinado lugar (pátio do colégio; Buenos Aires) e em determinada época (Natal; maio do ano passado etc.).

É muito comum haver fragmentos descritivos ao longo dos textos narrativos, para “desenhar” na mente do leitor aspectos das personagens (alto; tristonho etc.) e dos ambientes (casa destelhada; jardins floridos etc.).

A estrutura do texto narrativo procura seguir: apresentação das personagens, com a inserção delas no espaço e no tempo; conflito (situações em que as personagens começam a interagir, a partir de um acontecimento), clímax (instante de maior tensão dentro da trama) e desfecho (final da trama).

Desse modo, até o final da narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...




CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que, no bairro em que você more, haja um casarão muito antigo, abandonado. A população conta muitas histórias a respeito não só do casarão, mas também da família que ali morou – dizem que eram pessoas de muitas posses...

Ocorre que você e seus amigos decidem entrar no casarão e, em meio aos escombros, acham uma mala de couro.

Você e seus amigos entreolham-se, começam a recolher o que sobrou de alguns documentos e... “Ual! Não é possível! Então o que as pessoas dizem é tudo verdade?!”


COMANDO: Sem dúvida, você está diante de uma situação comunicativa das mais interessantes! Explore-a e então escreva uma NARRATIVA de, aproximadamente, 30 linhas.


Operação “puxa-ideias”: mergulhe na situação, levante hipóteses – o que as pessoas dizem a respeito do casarão e da família que morava ali?; depois de vasculharem os escombros, o que meninos puderam comprovar?; o que pretendem fazer com o que descobriram?; há pessoas da vizinhança envolvida na situação?; quais as implicações acerca de tudo isso?; há prejuízo ou lucro para alguém? etc., etc., etc.


Não economize criatividade!

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