EFAF - HQ - FAMÍLIA, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
HQ - EF ANOS FINAIS
FAMÍLIA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ID: IWV
Histórias
podem ser contadas por diferentes maneiras: livros, filmes, desenhos, mímicas,
cantigas, encenações e também por meio da sequência de quadrinhos – a esse
gênero textual chamamos “HQ” – História
em Quadrinhos. O profissional que
compõe os quadrinhos é o quadrinista.
Como toda
narrativa, a HQ contempla enredo, personagens, tempo e lugar. Os quadrinhos
exploram, numa sequência lógica/cronológica, cenas vividas pelas personagens,
que falam por meio da escrita nos balões, os quais podem variar de tamanho e
formato, colaborando com o sentido da mensagem: há balões que indicam sonho,
chuva, estrondo e até mesmo os vazios, que indicam silêncio. As HQs contêm
título.
Outra aliada
do quadrinhista é a onomatopeia, a figura de linguagem que consiste em
reproduzir, com a palavra escrita, ruídos (poff!; pá!; chuá, chuá! etc.),
“vozes” de animais (miau; cocoricó; au, au etc.) e outros sons que podem ser
escritos, muitos deles, inclusive, já dicionarizados (atchim; hummm;
tique-taque etc.).
Percebemos
então que, muito embora o enredo seja curto, o quadrinhista pode contar com a
linguagem verbal (palavras escritas), a não verbal (imagens que materializam
contexto e características das personagens – tristes, irritadas, ansiosas etc.)
e as linhas de movimento (ou linhas cinéticas), o que rendem uma leitura rápida.
Criatividade é
algo que não pode faltar na HQ. Situações cotidianas, atuação de super-heróis,
releitura de clássicos da literatura e recortes históricos são muito explorados
pelos quadrinhistas.
LEITURA: O poema abaixo,
FAMÍLIA, de Carlos Drummond de Andrade, é o ponto de partida para a composição
de uma HQ:
COMANDO: Depois de analisar o poema, crie uma HISTÓRIA
EM QUADRINHOS. Você percebeu que, ao longo do poema, há verbo de ação apenas
nos versos 6, 12 e 17 (“e a mulher que trata de tudo”). Além disso, trata-se de
uma "família" muito antiga, o que se constata pela presença de
elementos como "o gramofone rouco". Procure explorar os detalhes!
Componha no
mínimo 6 e no máximo 10 quadrinhos. Para isso, você deverá empregar a linguagem
verbal e a não verbal, além de linhas de movimento (ou linhas cinéticas),
onomatopeias, metáforas visuais, interjeições e balões de formatos
diversificados.