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EFAF - CONTO SOCIAL - "O MEU GURI", CHICO BUARQUE

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO SOCIAL

A PARTIR DE "O MEU GURI", DE CHICO BUARQUE

ID: IF8



O que é CONTO?

Você já sabe, mas não custa lembrar...

Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens, narrador, tempo e espaço.

Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação, complicação, clímax e desfecho.

No gênero “conto”, embora seja predominantemente narrativo, há aspectos descritivos, para que, em especial, as personagens e o espaço/ambiente sejam bem apresentados ao leitor, que os “enxergará” da maneira como o escritor os “desenhou” – descrever é desenhar com palavras!

Por ser um texto relativamente breve, o conto trabalha com um número limitado de personagens. 


Ao final, espera-se que o texto contenha respostas para as seguintes perguntas:

O quê? – fatos que compõem a história/trama;

Quem? – personagens que vivem a trama;

Onde? – lugar onde ocorrem os fatos;

Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos;

Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos;

Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos;

E então... – final da trama.


O que distingue um conto social dos demais é o fato de tratar de temas que envolvam, em especial, acontecimentos muito próximos à realidade de personagens socialmente marginalizadas, ou seja, personagens que em muito se assemelham a pessoas desprivilegiadas. Há certo aceno a denúncias de injustiças ou de desatenção aos direitos humanos. Temas como: desigualdade social, fome e insegurança alimentar, preconceito, pessoas em situação de rua etc., podem ser pano de fundo para os contos sociais.

 


LEITURA:




PROPOSTA DE REDAÇÃO: O trecho da letra de Chico Buarque é a base para a redação de um CONTO SOCIAL. Pela leitura, percebe-se que a mãe de um guri começa a relatar cenas da vida a um certo “moço”. Você deverá dar continuidade à história. Escreva, em aproximadamente 30 linhas, o melhor conto social de todos os tempos! Não se esqueça de empregar aspectos narrativos e descritivos.



SUPER DICAS:

  • Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
  • Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
  • Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
  • Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos.

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