EFAF - CARTA DE RECLAMAÇÃO - FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS
CARTA DE RECLAMAÇÃO - EF ANOS FINAIS
FECHAMENTO DE BIBLIOTECAS
CARTA DE RECLAMAÇÃO - ID: KES
A CARTA DE RECLAMAÇÃO é um gênero textual de caráter expositivo, argumentativo e reivindicatório, de que se vale o consumidor, geralmente, para reclamar de algum defeito no produto ou no serviço contratado. É escrita, preferencialmente, na 1ª pessoa do discurso, e é endereçada: 1) àquele que forneceu ou fabricou determinado produto; 2) se for o caso, ao prestador do serviço; 3) a instituições responsáveis pela organização ou preservação de algo. A carta pode ser remetida a instituições de atendimento ao consumidor, como a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a órgãos públicos, exigindo o cumprimento de regras, regulamentos etc.
PASSO A PASSO: Ainda que a estrutura seja maleável, a carta de reclamação deve conter, a depender daquilo de que se reclama, basicamente:
üLocal e data;
üVocativo;
üIdentificação completa do reclamante;
üIdentificação completa de reclamado/fornecedor;
üExposição do defeito/problema que o levou a reclamar;
üReclamação – argumentos e justificativas que fundamentem a reclamação;
üRequerimento – pedido/sugestão para a solução do problema;
üAgradecimento pela tomada de providências;
üDespedida – “Atenciosamente”;
üAssinatura;
üAnexos – cópia de documentos que comprovem o negócio – nota fiscal, contrato etc.; termo de garantia (se for o caso); jornais que denunciam o descumprimento de leis etc.
üOutros elementos, conforme a particularidade do produto ou do serviço reclamado.
LEITURA:
Quase 800 bibliotecas públicas foram fechadas no Brasil, entre 2015 e 2020, segundo dados da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. A maior queda aconteceu em São Paulo e Minas Gerais. Dos 764 fechamentos, 698 aconteceram nesses dois estados. Índice que representa 91% do total. São Paulo lidera os fechamentos. Bibliotecas públicas são criadas e mantidas pelos municípios, estados, Distrito Federal ou governo federal, e atendem a todos os públicos de forma gratuita. São consideradas equipamentos culturais e, portanto, estão no âmbito das políticas públicas do governo federal.
FREUA, SALMA. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/quase-800-bibliotecas-publicas-foram-fechadas-no-brasil-em-cinco-anos/. Adaptado. Acesso em 19.jun.2023.
COMANDO: Tendo em vista o grande número de bibliotecas públicas que foram fechadas, escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO ao Ministro da Educação, para expor, reclamar, argumentar e pedir providências/soluções, em caráter de urgência, a fim de que essa situação não torne a acontecer.