VOLTAR PARA OS TEMAS

[G3M] EF - MANUAL DE INSTRUÇÕES - JOGO DE TABULEIRO - OLIMPÍADAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES - EF

JOGOS OLÍMPICOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES

ID: G3M




O MANUAL DE INSTRUÇÕES é um gênero textual do tipo injuntivo, que tem a função de apresentar, ensinar a montar, operar, armazenar e conservar um equipamento.

O Manual de Instruções serve também para apresentar regras de jogos. Por se tratar de texto utilitário, a redação é econômica, com vocabulário simples.

Os verbos são empregados no Infinitivo (Fazer...; Montar...; Conectar... etc.) ou no Imperativo (Faça...; Monte...; Conecte... etc.). As técnicas descritivas são utilizadas na redação dos manuais (cor, espessura, largura etc.).

O Manual deve ter duas partes: 1) a apresentação/a descrição do material; 2) o passo a passo para que, ao final das instruções, o equipamento (ou o jogo) esteja pronto para ser usado e, além disso, para que o usuário saiba como manuseá-lo, limpá-lo, guardá-lo etc. Geralmente, os “passos” são numerados.



IMPORTANTE: Cada equipamento tem suas particularidades. É preciso pensar também em instruções a respeito de: assistência técnica e garantia; riscos a que estão expostos os usuários; cuidados especiais; voltagem; manutenção; descarte; procedimentos a serem adotados em situações de emergência etc. Em caso de jogos: objetivos; indicação por faixa etária; número de participantes; penalidades etc.


Por exemplo:


MANUAL DE MONTAGEM – PRATELEIRA PLUS ULTRA

1) Verifique todas as peças antes de começar a montagem: 1 base marrom; 4 intermediárias brancas; 10 travas; 36 parafusos com arruelas.
2) Ao separar as peças e ferragens, cuide para não danificá-las.
3) Monte a prateleira no chão; para isso, utilize a própria embalagem para proteger a prateleira.
4) Comece a montagem etc., etc.



Outro exemplo:


MANUAL DE INSTRUÇÕES – TUFÃO SUPER MAIS

INDICAÇÃO: 6 a 8 anos.
PARTICIPANTES: 2 a 4 jogadores e 1 juiz.
2O PEÇAS: 
1 tabuleiro; 1 cartela com 12 pinos; 1 cartela com pinos de penalidade; 1 cartela com 4 pinos coringa.
OBJETIVO: 
Percorrer e transpor os obstáculos do tabuleiro. Ganha o jogador que chegar primeiro.


Para montar o jogo:
1) Destacar da moldura os pinos 12 (azuis e verdes). Se necessário, utilizar uma tesoura.
2) Abrir o tabuleiro em uma superfície plana.
3) Separar os pinos por cores e dividi-los com o número dos jogadores. Em caso de número ímpar, descartar os pinos que sobrarem etc., etc.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Invente um jogo de tabuleiro temático, destinado a crianças de 8 a 10 anos, e escreva o MANUAL DE INSTRUÇÕES - "JOGOS OLÍMPICOS" é tema do jogo.



Escreva, aproximadamente, 20 linhas.


Boas atividades!