VOLTAR PARA OS TEMAS

[GU3] EF - CARTA DE SOLICITAÇÃO - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

CARTA DE SOLICITAÇÃO - EF ANOS FINAIS

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

CARTA DE SOLICITAÇÃO AO DIRETOR DO ESTÚDIO PIXAR

ID: GU3


LEITURAS:

(...) Apesar de a necessidade de se discutir a questão ambiental já ser um consenso, atualmente, tem sido cada vez mais difícil pensar em estratégias factíveis para manter os rumos do crescimento econômico e do desenvolvimento humano, sem prejudicar o ecossistema e, por consequência, à própria vida humana. (...) No nosso entendimento, isto ocorre porque a humanidade não está preparada para o desenvolvimento sustentável. Acreditamos que, mesmo antes de ser uma política internacional, governamental ou empresarial, a sustentabilidade deve ser um modelo de condução da própria vida, a fim de que impeçamos a degradação do meio ambiente. Não há momento melhor que o atual para este novo renascimento da humanidade. Devemos saber aproveitá-lo para, a partir da refundação de nós mesmos, construirmos esta nova realidade.

Fonte: http://lassu.usp.br/sustentabilidade. Adaptado.



Com pequenas atitudes, além de banhos mais rápidos, as pessoas podem contribuir com o equilíbrio da natureza. (...) Outra dica para viver de forma ecológica é investir em artigos de segunda mão sempre que possível, dando-lhes assim uma nova vida, sem desperdiçar os recursos preciosos necessários para produzir um objeto novo. Também é válido doar o que não utiliza mais. Outros comportamentos que contribuem para a sustentabilidade: na hora de viajar, procurar ir a mercados e feiras para fazer refeições, experimentar pratos típicos, deixar de comer em grandes redes ou shoppings, pois assim ajudará a economia local e formará uma rede de sustento. (...) Não tenha vergonha de ter atitudes responsáveis nem de estimular os outros a também agirem da mesma forma. No escritório, por exemplo, opte por ter uma xícara de café ao invés de utilizar diversos copinhos ao longo do dia. Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas fluorescentes e apagar a luz ao sair de um ambiente ajudam a poupar eletricidade, além de evitar o sobreaquecimento do espaço. Sempre que possível escolha pagar as contas online e receber todas as faturas eletronicamente. Além disso, consultar o saldo bancário ao invés de imprimir o extrato contribui com a preservação das árvores.

Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/como-proteger-o-meio-ambiente-sem-ser-um-ecochato/. Adaptado.


CONTEXTUALIZAÇÃO: "Pixar" é um estúdio americano de animações por computador. Imagine que você e seus amigos verifiquem que não há, disponível no catálogo da Pixar, uma animação que contemple a necessidade de preservar-se o meio ambiente, a partir de pequenas ações sustentáveis, em especial aquelas que podem ser feitas no ambiente escolar.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Escreva uma CARTA DE SOLICITAÇÃO ao DIRETOR DA PIXAR e exponha a necessidade de se produzir uma animação sobre o assunto. Entre outros elementos essenciais ao gênero, deixe bem claros: a exposição do assunto, o pedido, o motivo e a finalidade do pedido.


Importante: Para a redação da CARTA DE SOLICITAÇÃO, examine o passo a passo abaixo e, se necessário, crie elementos/informações que não estejam no enunciado da proposta. 



CARTA DE SOLICITAÇÃO, como o próprio nome adianta, é um gênero textual cuja finalidade é encaminhar a órgãos públicas ou instituições privadas, solicitações/pedidos de providências, concessões, favores, licenças, prazos e demais situações ou que surgem, geralmente, em meio à comunidade.

Ainda que a estrutura seja maleável, a CARTA DE SOLICITAÇÃO deve conter, a depender daquilo de que se solicita, basicamente:

. Data e local;

. Identificação da instituição/órgão a que se destina a solicitação;

. Vocativo;

. Identificação completa do solicitante/remetente;

. Exposição do fato, pormenorização do motivo e da finalidade da solicitação;

. Fundamentos da solicitação (lei municipal etc.);

. Solicitação;

. Agradecimento pela expectativa de atendimento ao que se solicita;

. Despedida – “Atenciosamente”;

. Assinatura;

. Outros elementos e anexos (cópia de documentos, de matérias jornalísticas etc., a depender do caso).


CARTA DE SOLICITAÇÃO pode ser escrita na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular.