FUVEST 2019 - DE QUE MANEIRA O PASSADO CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DO PRESENTE?
FUVEST
FUVEST–2019
DE QUE MANEIRA O
PASSADO CONTRIBUI PARA A COMPREENSÃO DO PRESENTE?
ID:
EUG
TEXTO 1
O progresso, longe de consistir em mudança, depende da capacidade de
retenção. Quando a mudança é absoluta, não permanece coisa nenhuma a ser
melhorada e nenhuma direção é estabelecida para um possível aperfeiçoamento; e
quando a experiência não é retida, a infância é perpétua.
George Santayana, A vida da razão, 1905, Vol. I,
Cap. XII. Adaptado
TEXTO 2
O HISTORIADOR
Veio para ressuscitar o tempo
e escalpelar os mortos,
as condecorações, as liturgias, as espadas,
o espectro das fazendas submergidas,
o muro de pedra entre membros da família,
o ardido queixume das solteironas,
os negócios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas
nem desfeitas.
Veio para contar
o que não faz jus a ser glorificado
e se deposita, grânulo,
no poço vazio da memória.
É importuno,
sabe-se importuno e insiste,
rancoroso, fiel.
Carlos Drummond de Andrade, A paixão medida, 198
TEXTO 3
Flávio Cerqueira, Amnésia, 2015 Essa escultura de um garoto negro foi esculpida no tamanho real de uma
criança, com seus cabelos crespos, seu nariz largo, sua boca marcada. A criança
segura uma lata por sobre sua cabeça, de onde escorre uma tinta branca sobre
seu corpo feito de bronze. Nexo Jornal, 13/07/2018.
TEXTO 4
A minha vontade, com a raiva que todos
estamos sentindo, é deixar aquela ruína [o Museu Nacional depois do incêndio]
como memento mori, como memória dos mortos, das coisas mortas, dos povos
mortos, dos arquivos mortos, destruídos nesse incêndio. Eu não construiria nada
naquele lugar. E, sobretudo, não tentaria esconder, apagar esse evento,
fingindo que nada aconteceu e tentando colocar ali um prédio moderno, um museu
digital, um museu da Internet – não duvido nada que surjam com essa ideia.
Gostaria que aquilo permanecesse em cinzas, em ruínas, apenas com a fachada de
pé, para que todos vissem e se lembrassem. Um memorial.
Eduardo
Viveiros de Castro, Público.pt, 04/09/2018.
TEXTO 5
Articular historicamente o passado não
significa conhecê-lo ‘como ele de fato foi’. Significa apropriar-se de uma
reminiscência, tal como ela relampeja no momento de um perigo.
Walter
Benjamin, Sobre o conceito de história,1940
COMANDO: Considerando as ideias
apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes,
redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre
o tema: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
Instruções:
. A dissertação deve ser redigida de acordo com
a norma padrão da língua portuguesa.
. Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra
legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.