EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
MODELO ENEM
ID: EEQ
TEXTO I
TEXTO II
Antigamente, a
educação existia principalmente para a sobrevivência. (...) Gradualmente,
entretanto, as pessoas passaram a usar a educação para uma grande variedade de
funções. Hoje em dia, a educação não só pode ser usada para sobrevivência, mas
também pode ajudar a proporcionar um melhor uso do tempo, dando maior
refinamento à vida social e cultural. O homem depende da educação e ela está
presente no seu cotidiano. Porém, existem diferentes concepções de educação e
diferentes modelos. Sua prática vai além da escola e abrange desde sociedades
primitivas até as sociedades mais desenvolvidas e industrializadas. (...) Nenhuma
sociedade atual seria, sem a escola, o mesmo que chegou a ser com ela, e, por
isso, toda educação é transformadora.
TEXTO III
O futuro começou ontem e
já estamos bem atrasados no processo de transformar a educação no Brasil,
aliando novas tecnologias, metodologias e conteúdos conectados com as
competências do século 21. E a transformação começa com um olhar crítico para
conquistas e desafios. A despeito da ampliação
do acesso à educação – que consideramos, até então, uma conquista – a América
Latina continua apresentando resultados de aprendizagem abaixo da média global.
Dados do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
mostram que os indicadores educacionais do Brasil caíram em 2015 se comparados
com 2012. A nota em Ciências caiu de 405 para 401; em Leitura, o desempenho foi
de 410 para 407; em Matemática, de 391 para 377. Parte desse insucesso pode
estar na crença de que manter alunos dentro da sala de aula é garantia de
aprendizado real. Se esse fosse o termômetro correto, o Brasil apresentaria
melhora nos níveis medidos pelo Pisa. Óbvio que estamos diante de avanços
importantes em relação à cobertura do sistema educativo, mas os investimentos
governamentais não estão expressos no aumento da aprendizagem. (...) Entre os
motivos que implicam nesse desempenho existem questões de infraestrutura básica
e outras extremamente debatidas, como a urgência de diretrizes claras e
exequíveis em relação ao currículo. (...) Enquanto a Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que 85% do tempo do
professor seja utilizado para o processo de aprendizagem, no Brasil apenas 64%
do tempo dos professores das escolas nacionais tem sido reservado para a
tarefa. Ou seja, mais de 36% do tempo dos nossos professores é investido em
tarefas burocráticas e administração da indisciplina.
https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2019/03/a-transformacao-da-educacao-nunca-foi-tao-necessaria-e-possivel.shtml
TEXTO IV
Em um mundo de constantes mudanças, nem os
conhecimentos acumulados, nem a conduta “correta” são tão importantes quanto a
capacidade crescente do estudante de identificar os problemas existenciais e de
pesquisar soluções originais e criativas. Tomando a educação como condição
necessária para mudança social, deve ser construída para o processo de
democratização das relações de poder na sociedade, como também pode comportar,
ao mesmo tempo, conservação e inovação, podendo funcionar como instrumento para
mudanças.
TEXTO V
A escola deve servir como instrumento de
conscientização do cidadão, extrapolando a função de mera
transmissora de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente relacionada
à formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e mudança da
realidade social.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.