Para o texto descritivo-psicológico, que procura enxergar
“o de dentro”, é essencial que o escritor use os cinco sentidos para explorar aquilo que
pretende descrever – cheiros, ruídos, sabores, texturas, cores devem ser
provocados para “desenhar” melhor as cenas e o perfil físico e emocional da
personagem.
Levante
hipóteses: quem é a personagem?; como é?; gosta de quê?; não gosta de quê?; preocupa-se
com quê?; choca-se com quê?; alegra-se com quê?; queria ter o quê? etc., etc.
Para
provocar sentidos, percepções e sentimentos, levante mais
hipóteses: que cheiros, cores ou sabores fazem a personagem lembrar o quê?; com
saudade ou com tristeza?; a personagem
é feliz?; emotiva?; brincalhona?; ama quem/o quê?; sente-se amada? etc.
Procure
ir além da descrição-psicológica previsível: dizer que Fulana é calma, triste e
boa – isso é muito comum.
Leia
abaixo um exemplo de texto predominantemente descritivo-psicológico:
A varanda dorme acesa, enquanto Julieta sente
que, portões afora, há a Terra que gira, que a terra sempre girou, mesmo antes
dos calendários, mesmo antes de os homens saberem que ela girava. Portões
adentro, as histórias dela atropelam-se, escondidas. Aliás, as queixas de
Julieta, grandes e pequenas, sempre foram secretas; os protestos, silenciosos;
os instantes de alegria, contidos. Nem ela mesma sabe que espécie de alegria
tem, uma alegria sem cor nem cheiro, alegria de quem não tem motivos para rir,
mas ri, chora de tanto rir, e chora, boba – e então tem a certeza de que ri da
alegria de quem vê graça numa bola de papel amassado.
Gislaine Buosi
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SUPER
DICA: Para valorizar as descrições, procure utilizar a sinestesia, figura de
linguagem que é a mistura de sensações ou percepções ou sentidos. Ex.: “Minha
melhor recordação está sempre quente, pronta.” (Guimarães Rosa). Note que foram
empregados um sentimento (recordação) e um sentido (tato – quente).
NÃO
SE ESQUEÇA: Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia o que
escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil
de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados entre si, se
não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica,
a pontuação, os plurais e outros itens que você aprendeu estão corretos.