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EFAF - CONTO FANTÁSTICO A PARTIR DA OBRA “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO FANTÁSTICO

A PARTIR DA OBRA “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”



O que é CONTO FANTÁSTICO?

Você já sabe, mas não custa lembrar: Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso pensar em: trama (história), personagens, tempo, narrador e espaço (lugar). 


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação, complicação, clímax e desfecho. 


O que distingue um CONTO FANTÁSTICO dos demais é a presença da magia, do surreal, ou seja, de situações e personagens que ultrapassam a realidade lógica, tais como um peixe falar, uma mulher comer uma fatia da lua, um gato eleger-se prefeito da cidade, um boneco transformar-se em um menino de verdade (Pinóquio) etc.


***


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá escrever um conto fantástico a partir do fragmento abaixo, adaptado de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll.


Explore a situação ali sugerida, crie um único episódio... sobrenatural, ilógico, FANTÁSTICO!


Importante: atente-se ao fato de o autor já ter criado os personagens (Alice e o Coelho Branco - o personagem fantástico) e o narrador onisciente, além de conduzir os fatos no passado (“Alice viu quando...”). Continue assim.


Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 25 linhas. As linhas já compostas não contam, tá legal?!


    Alice viu quando um coelho branco, de olhos cor-de-rosa, passou correndo perto dela. Não havia nada de muito especial nisso. Entretanto, quando ela viu o coelho tirar, do bolso do colete, um relógio... Alguma coisa muito fora do normal estava por acontecer. Então ouvi o coelho dizer para si mesmo:
    — Sr. Coelho Branco, puxa vida!, o senhor está muito atrasado!
    Ardendo de curiosidade, Alice correu atrás do coelho e...


***


SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados), se os fatos obedecem a uma sequência cronológica e não se atropelam, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica e os plurais estão corretos. 


Boas atividades!

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